Destaque

Governo Lula quer mudar regras para concursos públicos; veja propostas

Entre os objetivos do governo estão melhorar o acesso dos candidatos, ampliar a concorrência e dar segurança jurídica

 Governo Lula quer mudar regras para concursos públicos; veja propostas
Governo Lula estuda mudanças para realização de concursos públicos | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  está analisando a mudança de regras dos concursos públicos para incorporar instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos. As propostas também visam permitir o uso da tecnologia em algumas fases ou em todo o processo seletivo. O objetivo do governo é melhorar o acesso dos candidatos, ampliar a concorrência, dar segurança jurídica e permitir ao governo selecionar com maior efetividade seus funcionários.

O tema tem sido tratado em reuniões internas no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e integra uma lista de ações que a pasta pretende colocar em pauta nos próximos meses e que inclui uma nova lei de cotas em concursos públicos.

Um projeto de lei que trata sobre as mudanças para concursos públicos já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do Senado Federal. A proposta em tramitação contempla boa parte dos objetivos do governo: busca validar práticas hoje já adotadas nas seleções, mas que são alvo constante de questionamentos na Justiça, e amplia os instrumentos à disposição da administração pública para selecionar seus novos membros. Se aprovadas, as regras valerão apenas para novas seleções. A expectativa é que as diretrizes sejam aplicadas para União, estados e municípios.

O que mudaria?

O texto do projeto ainda pode sofrer modificações, mas sua versão atual permite avaliar os candidatos por seus conhecimentos, suas habilidades e suas competências. O requisito mínimo de realizar uma prova (escrita, objetiva, dissertativa ou oral) permanece, da mesma forma como acontece hoje, mas a comissão responsável pelo concurso poderá exigir outras etapas.

Na avaliação de habilidades, será possível medir a aptidão intelectual ou física para a execução de atividades do cargo, o que inclui testes físicos, elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do posto. Já na avaliação de competências, a ideia é analisar aspectos comportamentais por meio de entrevista, avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico. A relação das etapas empregadas no processo de seleção será uma decisão da comissão organizadora e precisará ser comunicada de forma transparente aos candidatos.

Concursos à distância

A proposta de Lei possui outro dispositivo que prevê que o concurso poderá ser realizado “total ou parcialmente” a distância, de forma on-line ou em plataforma eletrônica, com acesso individual seguro e em ambiente controlado, desde que garantida a igualdade de acesso.

O efetivo uso da tecnologia ainda dependeria de regulamentação, que pode ser geral para cada esfera de governo ou específica por órgão. As regras precisam passar por consulta pública prévia e seguir padrões de segurança da informação. O uso ou não das ferramentas será uma escolha dos realizadores.

Segundo integrantes do governo, ainda não há hoje um modelo de sucesso estabelecido para a realização de provas a distância, com garantia de segurança para o candidato e para a administração pública, mas o intuito do Executivo é criar uma lei abrangente, que permita o uso da tecnologia no futuro caso a possibilidade se mostre viável.

Segundo apurou a Folhapress, com um membro do governo, a legislação brasileira precisa estar preparada, uma vez que a evolução tecnológica tem sido veloz, e em pouco tempo pode surgir uma maneira segura de aplicar uma prova de forma remota sem risco de fraudes.

Para o governo, a principal vantagem de realizar etapas on-line é ampliar a concorrência. O diagnóstico é que a administração pública pode estar prescindindo de mão de obra qualificada ou de um funcionário vocacionado para o serviço público porque essas pessoas não têm como arcar com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação para se submeterem às seleções. Isso cria uma espécie de barreira prévia. Mesmo que a tecnologia seja usada apenas em algumas etapas, isso já seria um ganho em relação ao modelo atual, que obriga o candidato de fora a se deslocar repetidas vezes à medida que avança de fase no processo de seleção.

O que dizem os especialistas

Para especialistas ouvidos pela Folhapress, caso a lei seja aprovada, será um avanço importante, mas a implementação das tecnologias pode se mostrar desafiadora na prática.

“As mudanças são bem-vindas, sobretudo neste momento de avanço tecnológico, mas também é uma coisa que temos que ter atenção. Há municípios que não estão totalmente informatizados, alguns são mais analógicos”, diz o presidente do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado), Rudinei Marques.

Na avaliação do advogado Eduardo Martins, especializado em concursos públicos no escritório Schiefler Advocacia, a proposta pode modernizar os processos de seleção. Ele, no entanto, faz ressalvas quanto à segurança da operação.

“É realmente difícil garantir que a pessoa que está executando uma prova seja exatamente aquela inscrita no concurso público. Deve haver alguma fiscalização, talvez presencial, que garanta que a pessoa é quem diz ser”, afirma.

Com informações de IDIANA TOMAZELLI/FOLHAPRESS

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias