Pio IX

Filiação da prefeita Regina ao PSD movimenta bastidores da política em Pio IX

Filiação da prefeita Regina ao PSD movimenta bastidores da política em Pio IX – Foto: Ascom

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, durante reunião em Teresina nesta segunda-feira, 02 de agosto, com o deputado federal Júlio César e o deputado estadual Georgiano Neto assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD). A filiação de Regina Coeli que pertencia ao PSB movimentou os bastidores da política de Pio IX.

Segundo informações, o PSD em Pio IX pertencia até então ao ex-prefeito Geraldinho, que foi candidato a vice-prefeito pela oposição nas eleições de 2016 na chapa encabeçada por Silas Noronha (PTB). Em Pio IX havia uma disputa local sobre quem ficaria com o comando do partido.

Além da atual prefeita, assinaram a ficha de filiação ao PSD também o vice-prefeito de Pio IX Edimar Bezerra e o atual secretário de Saúde, Luis Pereira. Regina Coeli, segundo os bastidores da política, assumirá a presidência do partido que posteriormente deve filiar ainda o atual vereador Diogo Maia e o pré-candidato a prefeito de Pio IX pela situação, vereador Fanuel Adauto.

Além das filiações, a ida da prefeita Regina Coeli ao Partido Social Democrático selou também a aliança do grupo da prefeita com as lideranças políticas Carivaldo Antão e Hiperides Antão que declararam apoio ao seu grupo político e deverão marchar juntos na disputa eleitoral de 2020.

Carivaldo Antão é filho do ex-prefeito de Pio IX Dedé Antão e exerceu o cargo de vereador por sete mandatos. No município comenta-se que seu filho, Hiperides Antão, que concorreu uma vaga no legislativo nas eleições de 2016 ficando na suplência com 494 votos deverá assumir uma cadeira no legislativo piononense no lugar de  seu companheiro de partido Matheus Alencar. O neto do ex-vereador Pedro Eulálio, por sua vez, ao deixar o cargo de vereador deverá assumir a Secretaria de Administração.

Nos bastidores da política comenta-se que Geraldinho não teria ficado nada satisfeito com a chegada do grupo da atual prefeita ao comando do PSD e que o mesmo deverá migrar nos próximos dias para outra sigla partidária.

Em Pio IX encaminha embate entre Fanuel Adauto e Silas Noronha

Sobre as eleições 2020 em Pio IX

Segundo comentários dos bastidores da política, em Pio IX, as duas chapas que disputarão a majoritária no município já possui seus protagonistas e a eleição deve ser bastante bastante acirrada.

Pela situação, o candidato a prefeito será o vereador Fanuel Adauto (PROS). O advogado Fanuel tem apenas 26 anos de idade e é filho do ex-vereador Francisco Adauto de Andrade Júnior, o saudoso “Nego Junior”, que faleceu vítima de infarto em 2014. O sobrinho da atual prefeita, Regina Coeli entrou na política em 2016 onde foi eleito com 730 votos ficando na quarta colocação.

O candidato da chapa oposicionista ao que tudo indica será mesmo o empresário do ramo da pecuária, Silas Noronha (PTB). Natural de Parambu, interior do Ceará, o pecuarista possui residência própria em Pio IX desde 2014, e vai disputar o cargo de prefeito pela segunda vez no município.  Ainda não se sabe se haverá uma chapa disputando o majoritário em Pio IX pela chamada terceira via.

Matéria relacionada: Em Pio IX encaminha embate entre Fanuel Adauto e Silas Noronha

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias