Destaque

Fim da “skygato”: Anatel vai bloquear sinais de TV Boxes piratas

Anatel vai bloquear ‘gatonet’ em TV Box (Imagem Ilustrativa/Envato)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nessa quinta-feira (9), a aprovação de um Plano de Ação contra a pirataria. A reguladora vai fechar o cerco sobre a utilização e a comercialização TV Box usadas de forma clandestina, a “gatonet” ou “skygato”.

Segundo o plano anunciado, haverá bloqueio ou redirecionamento de tráfego de conteúdo e de chaves de criptografia do Serviço de Acesso Condicionado – SeAC (TV por assinatura) nesses aparelhos.

Para a agência, a medida reduz os riscos às redes de telecomunicações e aumenta a segurança física e de dados dos usuários.

“Os riscos aos usuários e às redes de telecomunicações foram os grandes motivadores para o desenvolvimento do plano”, afirma a agência.

“Estudos de engenharia reversa da Agência, realizados entre maio de 2021 e dezembro de 2022, constataram a presença de um software malicioso (malware) capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede”, alerta.

Técnicos da Agência também verificaram nos testes que o malware permite operação remota de aplicativo..

Agência destaca que, conforme decisão sua de 2020, canais de televisão fechados podem ser assinados e acessados legalmente pela internet.

Desde então, cresceu a disponibilidade de ofertas legítimas mais acessíveis para os consumidores de conteúdo audiovisual.

Fonte: Bhaz com informações da Anatel

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias