MunicípiosPiauí

OAB emite nota após bispo questionar vocação de advogado durante missa em cidade do Piauí

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Raimundo Nonato, emitiu uma nota de repúdio contra a fala do bispo Dom Eduardo Zielski feita durante a missa da segunda noite de festejos do padroeiro da cidade, ocorrida nessa quarta-feira (23).

Durante a celebração, o bispo criticou a atuação de advogados.

FOTO: REPRODUÇÃO

“Profissão é uma vocação.(…) Embora às vezes fique difícil de compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. Pesquisar, conhecer e servir a verdade. É ou não é? Não quem dá mais!”, disse.

Na nota, a OAB afirmou que o bispo usou o tema do festejo novenário, “Vocação: Graça e Missão”, para descredibilizar a profissão do advogado e que a atitude “só mostra o quanto alguns líderes religiosos ainda pregam o ódio e a discórdia, quando deveriam ser exemplo de amor e acolhimento”.

Veja a nota na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Raimundo Nonato, vem, através desta nota repudiando veementemente a fala do Bispo de Diocese de São Raimundo Nonato-PI, Dom Eduardo Zielski, pronunciada no dia 23/08/2023, durante o segundo dia de novenário em honra ao padroeiro da cidade com tema “Vocação: Graça e Missão.

Em sua fala o bispo declarou: “Profissão é uma vocação.(…) Embora que as vezes fica difícil de compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. Pesquisar, conhecer e servir a verdade. É ou não é? Não quem dá mais!”.

A subseção da OAB de São Raimundo Nonato repúdio o ato de criminalização à advocacia realizada pelo bispo da diocese de São Raimundo Nonato, contra toda advocacia, especialmente a advocacia criminal.

A vocação para advocacia criminal vai além da mera profissão; é um chamado irresistível para aqueles que desejam lutar pela equidade, pela presunção de inocência e pela proteção dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.

Aqueles que sentem essa vocação muitas vezes possuem traços distintivos que os tornam excepcionalmente adequados para lidar com as complexidades da advocacia criminal. A empatia é uma das características mais marcantes. Esses advogados entendem que cada cliente é mais do que a soma de seus atos e acusações. Eles enxergam a humanidade por trás das alegações, reconhecendo que todos merecem uma defesa justa imparcial, independentemente da natureza dos crimes dos quais são acusados.

Nos termos do art. 133 da Constituição Federal de 1988 o advogado é indispensável à administração da Justiça, exatamente por servir como escudo dos direitos e das garantias fundamentais de toda e qualquer pessoa, prestando serviço público e exercendo função social.

Destaca-se que a fala do missionário foi proferida durante festejos do padroeiro da cidade, momento tradicionalmente contemplado e festejado pelo fiéis e devotos de São Raimundo Nonato. É o momento de partilha e celebração na cidade como um todo. Usar o tema “Vocação: Graça e Missão” para descredibilizar a profissão do advogado em um momento tão festivo e visível na sociedade só mostra o quanto alguns líderes religiosos ainda pregam o ódio e a discórdia, quando deveriam ser exemplo de amor e acolhimento.

Desta forma, reafirmamos o compromisso de respeito aos direitos humanos e de luta intransigente das prerrogativas profissionais, pois, o exercício da advocacia deve ser com dignidade, independência, ética e, acima de tudo, vocação.

Por fim, a OAB se solidariza com toda advocacia, especialmente a advocacia criminal, e estará sempre atenta e vigilante para combater semelhantes práticas de tentativa de criminalização da advocacia.

Fonte: Portal R10

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias