Destaque

Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil

Ousadia e esforço coletivo levaram o evento do interior do Piauí ao patamar de uma das maiores encenações do país

Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil

A cidade de Floriano, distante cerca de 245 km da capital piauiense, pulsa cultura e religiosidade. A fé de seu povo aliada à força do teatro impulsionam há 28 anos a realização do espetáculo que narra a vida e morte de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Sob a organização do Grupo Escalet, a Paixão de Cristo de Floriano se consolidou como uma das maiores encenações do Brasil, atraindo público de diferentes regiões.

“A apresentação da Paixão de Cristo do Piauí começou em meados da década de 1990, quando senti o desejo de revitalizar os autos religiosos através do teatro. Naquela época, reuni o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, ministramos oficinas e seminários e, então, conseguimos selecionar o elenco para a primeira montagem”, lembra César Crispim, autor, diretor e produtor do evento.

Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil

O espetáculo foi tomando corpo e proporções cada vez maiores, exigindo que a estrutura do evento também acompanhasse seu crescimento diante do público. Foi quando, nos anos 2000, o Grupo Escalet, num ato de ousadia e esforço coletivo, iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que, no ano seguinte, passou a ser o palco oficial da encenação.

“A construção do Teatro Cidade Cenográfica foi um grande passo para tornar a apresentação mais brilhante. Em seguida, resolvemos dar uma dimensão ainda mais grandiosa com a participação de artistas consagrados e famosos para atuarem no espetáculo. Conquistamos maior prestígio e repercussão nacional ao longo desses anos e, hoje, temos orgulho em ser uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Brasil”, pontua Crispim.

Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil

Até mesmo em 2020 e 2021, quando a pandemia de Covid-19 surpreendeu a população mundial, o espetáculo foi realizado, em datas e formato diferentes do tradicional.

“Estávamos com o evento todo preparado para 2020, quando todas atividades foram suspensas devido ao coronavírus. Aguardamos e seguimos as orientações das autoridades de saúde e, quando foi possível, realizamos a encenação com transmissão online. Não podíamos deixar de levar uma mensagem de fé aos fiéis, sobretudo em um momento tão conturbado da nossa história”, detalha.

Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil

Edição 2023

Para a edição 2023 da Paixão de Cristo de Floriano, os preparativos estão a todo vapor. Ao todo, cerca de 350 atores estarão em cena, entre eles o elenco convidado já confirmado: Nívea Maria interpretará Maria; Guilherme Leicam dará vida a Jesus; Nando Rodrigues fará Pilatos; e Roberto Berindelli irá incorporar Caifás. A apresentação acontecerá nos dias 7 e 8 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação.

A Paixão de Cristo de Floriano conta com o apoio da Prefeitura do Município de Floriano, Armazém Paraíba, Ferroleste, Secretaria de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Lei Rouanet e Governo Federal.

Floriano sedia um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo do Brasil

Mais informações:
Telefone/WhatsApp: (89) 99978-6996
Site: www.paixaodecristopi.com.br
Instagram: @paixaodecristopiaui
Facebook: Paixão de Cristo de Floriano PI

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias