Municípios

Fonte sulfurosa em cidade do Piauí jorra milhares de litros de água por dia; veja vídeo

Fonte sulfurosa fica em São Miguel do Fidalgo – Foto: Reprodução

São Miguel do Fidalgo-PI, municipio com cerca de 3 mil habitantes de acordo com o últmo censo do IBGE, é uma das poucas cidades do estado que tem uma fonte como esta. A água dessa fonte contém algumas substâncias que a deixa imprópria para o consumo humano.

O líquido, que jorra nesse local a uma altura de cerca de 1,80cm há mais de 40 anos, de acordo com populares da cidade, sai com uma temperatura quente e há uma grande concentração de enxofre, por isso, ela é classificada como sulfurosa. A água tem o pH elevado.

Essa a água magnesiana, segundo estudos, contém sais de magnésio e também poder ser utilizada para ajudar o funcionamento do estomago e do intestino.

DSC 7719
A água sulfurosa tem o pH elevado.

Informações repassadas ao Piaui Noticias é que um projeto ainda, em São Miguel do Fidalgo, chegou a ser trabalhando no sentido de que a fonte fosse aproveitada, mas esse ficou pelo meio do caminho.

São milhões de litros de água jorrando nas 24 horas do dia. O portal esteve nesse local acompanhado do Augusto Alencar, secretário municipal de Comunicação, que informou que a fonte gerou quando uma empresa, nome não citado, estava tentando encontrar petróleo na região.

Tentaram barrar a fonte após a descoberta da água, mas os meios usados não deram certo. Hoje a água da fonte forma um pequeno córrego que foi desviado da área urbana da cidade, já que o mesmo fica numa parte mais alta do município. A seta indica a altura da água provocada pela sua força.

 

OS BENEFÍCIOS DO BANHO DE ÁGUA SULFUROSA

O banho nessas águas pode auxiliar no sistema respiratório, processos inflamatórios, doenças reumáticas, asma, alergias, intoxicações, tensões musculares, etc. Outro beneficio encontrado no banho de água termal sulfurosa é a melhora na circulação sanguínea.

As águas sulfurosas podem ser ingeridas, mas sem excessos, e é indicado para ingestão imediata ou dentro de um dia, ou seja, não pode deixar uma garrafinha dentro da geladeira, pois conforme o tempo vai passando a água pode causar desconforto intestinal.

ONDE ENCONTRAR ESSAS ÁGUAS?

Algumas cidades do Brasil oferecem banhos termais. Cidades como Poços de Caldas e Araxá em Minas Gerais, Cipó na Bahia, Cachoeira Doura em Goiás, Monte Alegre no Pará, Mallet no Paraná, Piratuba em Santa Catarina, Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, mas o local onde eu conheci as águas termais e os tratamentos que elas oferecem foi em Águas de São Pedro interior de São Paulo.

Fonte: Piauí Notícias

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar