Francisco Santos

Francisco Santos: jovem retorna de passeio na Europa com suspeita de coronavírus

Jovem retorna de passeio na Europa com suspeita de coronavírus

A Direção Geral, Administrativa e Técnica do Hospital Regional Justino Luz, de Picos (322 km de Teresina), comunicou para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) o primeiro caso de suspeita de coronavírus no município de Francisco Santos. As informações é do Efrém Ribeiro, do Meio Norte

A direção do hospital é categórica que não há nenhum caso confirmado de coronavírus em Picos.

A Direção Geral, Administrativa e Técnica do Hospital Regional Justino Luz informou que um jovem de 19 anos esteve viajando com a família nos últimos dias por quatro países da Europa  e ao retornar para a cidade onde reside, Francisco Santos, apresentou sintomas como febre, cefaleia (forte dor de cabeça) e tosse.

Segundo a direção do Hospital Regional Justino Luz, o jovem logo procurou a unidade hospitalar para atendimento médico.

A família, segundo a recomendação do Ministério da Saúde, procurou o hospital de referência.

Até a tarde deste domingo (8), o Brasil confirmou 24 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Dois novos pacientes foram contabilizados pelas secretarias estaduais de saúde dos estados do Rio de Janeiro e de Alagoas, e também pelo Ministério da Saúde. São Paulo tem mais três casos.

De acordo com a secretaria de saúde, o terceiro caso confirmado é de uma mulher de 42 anos, que mora no Rio e acompanhou a paciente que teve a confirmação da doença no sábado (7) em viagem à Itália. Os primeiros sintomas apareceram um dia após o retorno ao Brasil, que aconteceu no dia 4 de março.

Ela já estava sendo monitorada por profissionais da vigilância da secretaria, em parceria com o órgão municipal. O estado de saúde da mulher é estável e ela está em isolamento domiciliar.

Além dos três casos já confirmados no estado, há outros 111 suspeitos.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) do estado confirmou o primeiro caso neste domingo. O paciente é um alagoano de 42 anos que voltou da Itália no dia 3 de março e procurou atendimento médico em Maceió por apresentar sintomas. Ele está em isolamento domiciliar e o estado de saúde é estável.

Com três novos casos, o estado totaliza 16 pacientes infectados. Registra, ainda, 176 suspeitas da doença e 258 casos descartados.

No último balanço, divulgado no sábado (7), São Paulo tinha 13 casos confirmados e 184 suspeitas da doença. O estado registrou também os primeiros dois casos de transmissão local no país nesta semana.

De acordo com o infectologista David Uip, que coordena comitê de contingenciamento estadual, uma das pessoas contaminadas é irmã do primeiro paciente e a outra, a sobrinha.

“O caso número um tem a sua irmã e a filha da irmã, portanto a sobrinha, positivas e sintomáticas. Então provavelmente se contaminaram naquele almoço, e por apresentarem sintomas fizeram os exames que nós acabamos de saber que são positivas”, afirma.

Ainda segundo Uip, o estado de saúde das duas “é muito bom”. “Sem problemas. Estão em casa”, completou.

Fonte: Blog do Efrém Ribeiro/Meio Norte

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar