Pio IX

Campus Pio IX implanta jardim clonal de cajueiro anão-precoce em assentamento rural

O jardim clonal faz parte de um projeto de extensão

Pesquisadores do Campus Pio IX implantaram, no sábado, 25, no Assentamento Nova Esperança, oito clones de cajueiro anão-precoce. As futuras matrizes de cajueiro serão importantes para a obtenção de estacas e gemas para produção de mudas que serão doadas aos cajucultores de Pio IX e de outros municípios.

O jardim clonal faz parte de um projeto de extensão, coordenado pelo professor Webiston Freitas e com a participação do aluno bolsista Aclécio Sousa, que faz o curso técnico em Agropecuária. De acordo com os pesquisadores, a implantação do jardim clonal começou com a escolha da área, levantamento topográfico, abertura das covas de plantio, aplicação de adubo fosfatado e aplicação de calcário. “A escolha do local foi estratégica por se tratar de uma área com condições edafoclimáticas favoráveis para o cajueiro”, destacou Webiston Freitas.

O jardim clonal faz parte de um projeto de extensão

As mudas foram doadas pela Embrapa Agroindústria Tropical, por meio da ação do projeto de Melhoramento Genético do Cajueiro. A parceria entre as instituições para a implantação do jardim clonal tem o apoio do pesquisador Luiz Serrano. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pio IX, Erinaldo Andrade, o jardim clonal será importante para aumentar a oferta de mudas de qualidade para os agricultores.

A diretora-geral do Campus Pio IX, Raimunda Gomes, disse que o IFPI deve buscar sempre ações voltadas para o desenvolvimento da cajucultura, que é uma importante atividade geradora de emprego e renda principalmente para os agricultores do município.

O jardim clonal faz parte de um projeto de extensão
O jardim clonal faz parte de um projeto de extensão

Fonte: IFPI Pio IX

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias