DestaqueGeral

Fumantes possuem “pulmão aberto” para o novo coronavírus, alerta especialista

Fumantes possuem “pulmão aberto” para o novo coronavírus, alerta especialista – Foto: Reprodução

O médico pneumologista Hugo Goulart faz um alerta aos fumantes: pessoas que fumam, segundo estudos recentes, possuem o “pulmão aberto” para o novo coronavírus.

Goulart ressalta que os estudos atuais também apontam que as pessoas com doenças cardiovasculares e respiratórias são as mais propícias a desenvolver a forma mais grave da Covid-19. O especialista atua em Porto Alegre e ajudou nos cuidados médicos das vítimas da Boate Kiss.

“Essa situação da pandemia nos traz muitos conhecimentos novos e vários estudos estão acontecem neste momento. A gente já sabe que as pessoas com doenças cardiovasculares, com câncer e com doenças respiratórias são as de maiores riscos de desenvolver a forma grave da doença. E, neste momento, nós estamos sabendo que os fumantes são pessoas que também tem a capacidade de abrir a porta do pulmão para o vírus. Nós sabemos, inclusive, por alguns estudos, que nós temos receptores em número maior para que o vírus possa entrar no organismo”, comentou o médico em entrevista ao Notícia da Manhã.

O especialista acrescenta que os fumantes possuem uma maior quantidade de recpetadores para a doença. Por isso, maiores são as possibilidades de contaminação. Por isso, “esse é um bom momento para se falar de tabagismo”.

Dados europeus revelam que os riscos de um fumante ter Covid-19 é de até 14 vezes e que o hábito do fumo teria ampliado o número de mortes na Itália entre os mais idosos. Sobre isso, o médico comentou que não possui conhecimento em relação a dados brasileiros.

“Nós temos vários dados já publicados que vêm da China nesse sentido. Os pacientes fumantes por várias razões estão evoluindo pior seja porque têm doenças cardiovasculares, seja porque têm mais diabetes, seja porque têm mais doença pulmonar obstrutiva crônica”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias