MunicípiosPiauí

GARANTIA SAFRA é liberado para FRONTEIRAS, SÃO JULIÃO, PIO IX e mais 40 municípios no PIAUÍ

Agricultores familiares que aderiram ao Programa Garantia Safra, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), já podem receber o benefício em parcela única referente a safra 2021/2022. Neste mês de março, no Piauí a nova lista de pagamento inclui mais 43 municípios contemplando cerca de 22.858 Agricultores.

O assessor de política agrícola da FETAG-PI, João Lopes esclarece que o Garantia-Safra é um auxílio que permite condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios atingidos por seca ou excesso das chuvas.

“O Garantia Safra teve reajustes nos valores acompanhando, em alguns casos, os índices inflacionários. Para os pagamentos 2021/2022 o benefício é de R$ 850,00 por agricultor e para safra 2022/2023 teve alteração passando para R$ 1200,00”.

“Lembrando que para acessar o Garantia Safra ainda é utilizado o antigo sistema DAP que agora será o CAF. Para que o agricultor tenha direito ao benefício o agricultor deve se enquadrar em alguns critérios: ter uma área de 0,6 a 5,0 hectares não possuir mais que um salário mínimo e meio e tem que cultivar as culturas de mandioca, milho, arroz ou feijão”, orienta João Lopes.

Os trabalhadores rurais que aderiram devem se dirigir às Secretarias de Agriculturas de seus municípios. O CRMDF (Conselhos) de cada município irá verificar os critérios e adesões de cada agricultor. Na lista, além dos municípios da REGIÃO 1, também estão alguns da REGIÃO 2.

Municípios que saíram na lista de pagamento para Março 2023 Garantia-Safra

ACAUA
AROAZES
AROEIRAS DO ITAIM
ASSUNCAO DO PI
BATALHA
BETANIA DO PI
BOCAINA
BOQUEIRAO DO PI
CAMPO GRANDE DO PI
CAMPO MAIOR
CARIDADE DO PI
COLONIA DO PI
CURRAL NOVO DO PI
CURRALINHOS
DOM EXPEDITO LOPES
FLORIANO
FRANCISCO SANTOS
FRONTEIRAS
GEMINIANO
INHUMA
IPIRANGA DO PI
ITAINÓPOLIS
JACOBINA DO PI
MONSENHOR HIPOLITO
OEIRAS
PAQUETA
PATOS DO PI
PAULISTANA
PICOS
PIO IX
REGENERAÇÃO
SANTA CRUZ DO PI
SANTANA DO PI
SANTO ANTONIO DE LISBOA
SAO JOAO DA CANABRAVA
SAO JOAO DA VARJOTA
SAO JOSE DO PI
SAO JULIÃO
SAO LUIS DO PI
SUSSUAPARA
VALENCA DO PI
VERA MENDES
VILA NOVA DO PI

Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias