MunicípiosPiauí

Procissão do Fogaréu de Oeiras: tradição de dois séculos reúne milhares de fiéis após dois anos de pandemia

Tradição de dois séculos reúne milhares de fiéis após dois anos de pandemia — Foto: Antônio Rocha/TV Clube

Fé. Emoção. Alegria. Gratidão. Eram os principais sentimentos dos fieis que, depois de dois anos sem a celebração, puderam retornar às ruas de Oeiras para a Procissão do Fogaréu. Com quase dois séculos de tradição, a procissão lembra a perseguição dos soldados romanos a Cristo.

O percurso é feito por homens com tochas acesas que percorrem 2 km na cidade de Oeiras, capital da fé piauiense.

Dom Edilson Soares explica que apesar de lembrar um episódio de dor para os cristãos, o momento é celebrado de forma a ganhar um novo significado.

“Não é pra viver vivenciar aquele momento tão trágico, mas dar um ressignificado. Hoje, nós vamos ao encontro de Jesus, que é nossa luz. Os guardas não vão ao encontro para prendê-lo, mas porque vale a pena buscar Jesus. E vamos com as lâmpadas a acesas, como disse Jesus”, declarou o bispo.

A procissão inicia por volta das 21h, ao som das matracas, diante da catedral de Nossa Senhora da Vitória. Os homens se preparam para a caminhada emocionados.

“É um sentimento de gratidão a Deus, estar retornando à caminhada da igreja. É uma alegria, porque estamos novamente na praça da Vitória, com todas as pessoas de Oeiras e região”, disse o professor Nilson Camelo.

Cerca de uma hora depois, os homens retornam à catedral, em duas filas que percorrem o Centro Histórico da cidade com as tochas acesas.

Fernando Barroso levou o filho Marcos Neto como uma forma de retomar a tradição em família, já que ele por várias vezes fez o percurso acompanhando o pai. “É um momento único que passo de pai para filho, porque meu pai me trazia também. Ele já não está mais aqui, mas nós continuamos”, declarou.

Ana Teresa e Patrícia vieram de Recife (PE) acompanhar o pai, que participou a procissão. Da calçada, registraram tudo e se emocionaram com o momento de fé.

“É emocionante esse momento, tínhamos vindo anos atrás e é uma emoção vir novamente para essa celebração significativa. Estamos muito felizes”, disseram.

Waldemar Freitas, que por 40 anos participou da caminhada, assistiu da porta de casa ao mar de luzes. “Os olhos brilham, fico emocionado de lembrar meu passado, a chama do meu amanhecer”, disse.

Edinaldo aproveitou ainda o momento para garantir uma renda extra à família. Ele participou da procissão com o pai, filho e sobrinhos, mas nos dias anteriores vendeu mais de 500 camisetas com a temática da Semana Santa.

“Durante a semana passada foram 300 camisas, mas em dois dias tive que fazer mais 200, porque as pessoas com alegria, com fé, compraram tudo. Consegui uma renda extra nesse ano tão esperado e as mais vendidas foram para as crianças”, disse.

Diante da grande quantidade de pessoas, a igreja reforçou a orientação para que as pessoas mantenham o uso de máscaras nas aglomerações. Além disso, a recomendação é para que as pessoas com comorbidades evitem participar das celebrações.

Com informações do g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias