São Julião

Gestão Dr. Jonas divulga metas atingidas junto ao Programa Bolsa Família em São Julião – PI

Gestão Dr. Jonas divulga metas atingidas junto ao Programa Bolsa Família em São Julião – PI

A Prefeitura de São Julião – PI, através da Gestão O Povo o Primeiro Lugar, que tem à frente do executivo municipal, o Prefeito Dr. Jonas acaba de divulgar as metas atingidas junto ao Programa Bolsa Família no município no ano de 2019.

Os dados foram divulgados com exclusividade ao Portal É Notícias pelo Grupo Intersetorial de Acompanhamento em São Julião – PI formado por membros das secretárias de Assistência Social, Educação e Saúde.

O tripé fundamental do Bolsa Família é formado pela assistência social, a saúde e a educação.

“O Programa Bolsa Família além de complemento de renda permite o acesso dos beneficiários a outras políticas públicas, como é o caso do Programa Criança Feliz e do Plano Progredir. O outro tripé do programa é o acesso a direitos, que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social. Esse eixo oferece condições para as futuras gerações quebrarem o ciclo da pobreza, graças a melhores oportunidades de inclusão social”, informou a coordenadora do Bolsa Família em São Julião, Flaviana Alzira.

Flaviana Alzira, coordenadora do Bolsa Família em São Julião – PI

Segundo Flaviana Alzira, no município de São Julião o acompanhamento do Bolsa Família, junto à Secretaria de Assistência Social é de 97%, superando as metas estadual e nacional.

“O trabalho do Bolsa Família na Assistência Social consiste no acompanhamento das famílias, nas atualizações cadastrais junto ao CRAS e nas visitas domiciliares. Também são traçadas  estratégias, que tem alcançado excelentes resultados, elevando o êxito do Bolsa Família no município que, através da Gestão do Prefeito Dr. Jonas  conseguiu ficar acima das metas estadual e nacional, fechando em 97% de acompanhamento e atualização do Cadastro Único”, informou.

O Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

Representantes das secretarias de saúde, social e educação se reúnem periodicamente para acompanhar programa

No município de São Julião, no tocante às condicionalidades do programa junto à Secretaria de Educação, a representante Marlede disse que os dados obtidos no ano de 2019 foram de 90%.

“Uma das condicionalidades de acesso ao Bolsa Família junto a Secretaria de Educação é o Sistema Presença, que é responsável pela frequência escolar dos habilitados ao programa. O sistema vem se aprimorando a cada ano, pois tem uma equipe comprometida com o seu desenvolvimento onde são realizadas buscas ativas, encontros escolares e esclarecimentos a população em geral. Com todo esforço da Gestão do Prefeito Dr. Jonas conseguimos um resultado positivo de 90%”, informou Marlede.

Junto à Secretaria de Saúde, o resultado obtido nas condicionalidades do programa foram de 96%.

“Gostaria de parabenizar nosso Prefeito Dr. Jonas pelo apoio e todos os profissionais envolvidos no acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família na Secretaria de Saúde, pois a cada ano superamos a média estadual e nacional e assim conseguimos alcançar todos os nossos objetivos”, informou o subsecretário de Saúde, Severiano Gomes.

Condicionalidades atingidas pela Gestão Dr. Jonas junto ao Bolsa Família:

Secretaria de Assistência Social – 97%
Secretaria de Saúde – 96%
Secretaria de Educação – 90%

Leia mais:

Pagamento do 13º do Bolsa Família vai injetar mais de meio milhão de reais na economia de São Julião – PI

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias