São Julião

Gestão Dr. Jonas promove semana de ações de combate ao câncer de mama e mobiliza todo o município de São Julião; veja fotos

Gestão Dr. Jonas promove semana de ações de combate ao câncer de mama e mobiliza todo o município de São Julião; veja fotos

A Prefeitura Municipal de São Julião – PI, na Gestão do Prefeito Dr. Jonas, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu uma semana de atividades alusivas ao “Outubro Rosa” visando chamar a atenção da população para o combate e prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Ações na sede do município

Intitulado de “Se conhecer e se cuidar: prevenir e se amar”, o evento iniciou-se no ultimo dia 24 de outubro, e se estendeu até esta quinta-feira, 31, e contou com entrevista na rádio, rodas de conversas sobre prevenção com profissionais especializados, palestras e ciclos de conversas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também nos Postos de Saúde da sede e dos povoados Mandacaru e Fujona.

Ações no povoado Mandacaru

Para incentivar a campanha do “Outubro Rosa”, houve também mobilizações no povoado Mandacaru e na sede do município com Aulão de Dança Aeróbica e apresentação de Capoterapia.

Ações no povoado Fujona

Para o subsecretário de Saúde, Severiano Gomes, a campanha mobilizou todo o município.

“Os profissionais das diversas secretarias se dividiram, foram até o grupo de gestantes atendidas pelo CRAS, foram à rádio, até as praças, etc., com o objetivo de alcançar os diferentes públicos de nosso município. Com certeza, cumprimos com o objetivo de chamar a atenção de toda a população de São Julião graças ao apoio do Prefeito Dr. Jonas e ao empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a parceria com as Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação”, disse.

Ações com as gestantes acompanhadas pelo CRAS

Os trabalhos de combate ao câncer de mama e câncer de colo do útero não param em São Julião – PI. Os trabalhos continuam tanto na sede como nos postos de saúde dos povoados Mandacaru e Fujona com cadastros e encaminhamentos.

Ação no centro de saúde Luis Gonzaga da Rocha

Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 2 de outubro de 2002 quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco em alusão ao Outubro Rosa. Hoje, instituições, órgãos públicos e privados se unem à causa e adotam, como fez a Defensoria Pública, o uso da cor rosa durante o mês de outubro, como um sinal de alerta.

Programação da semana de mobilização

Veja as imagens:

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias