Picos

Gil Paraibano lidera intenção de votos em Picos; veja números da Amostragem

O ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) lidera pesquisa de intenção de votos estimulada para prefeito de Picos com 45,75%. Em segundo lugar aparece o pré-candidato Araujinho (PT) com 16%. A vantagem de Gil é de 29,75 pontos percentuais a frente de Araujinho.Em terceiro lugar está o pré-candidato a prefeito Coronel Viana (Sem Partido) com 12,25%. O pré-candidato Júnior Nobre (PSC) tem 8,5% de intenção de votos estimulada para prefeito de Picos.

Os eleitores que não souberam ou preferiram não opinar somam 7,75%. Os que afirmaram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados são 7,25%. Os eleitores de Picos que votariam em branco ou anulariam o voto se a eleição fosse hoje somam 2,5%.

Gil Paraibano – Foto: José Maria Barros/GP1

FICHA TÉCNICA – A pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro com 400 eleitores das zonas urbana e rural de Picos e tem margem de erro de 4,8% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-02940/2020 no dia 17 de fevereiro de 2020.

PESQUISAS – O Jornal Meio Norte vai publicar a cada 15 dias uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Amostragem nos principais municípios do Piauí.

Gil Paraibano tem 55,45% dos votos válidos

O ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) lidera pesquisa de intenção de votos estimulada para prefeito de Picos com 55,45% dos votos válidos, aponta levantamento do Instituto Amostragem para o Meio Norte.Os votos válidos são aqueles efetivados pelos eleitores, descontados os votos em branco, nulos ou indecisos. É dessa forma que o resultado da eleição é divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa, o pré-candidato a prefeito Araujinho (PT) aparece com 19,39% dos votos válidos, seguido por Coronel Viana (Sem Partido) com 14,85% e pelo pré-canidato Júnior Nobre (PSC) com 10,3%.

Sem Coronel Viana, Gil Paraibano chega a 52,25%

O pré-candidato a prefeito Gil Paraibano (Progressistas) chega a 52,25% de intenção de votos estimulada no cenário em que o Coronel Viana (Sem Partido) não está na disputa em Picos.

Em seguida aparece o pré-candidato a prefeito Araujinho (PT) com 18%. Já Júnior Nobre (PSC) fica com 13%.
Os eleitores que não votariam em nenhum dos pré-candidatos comam 7%, os que não sabem ou preferem não opinar são 8%, e os que votariam em branco ou nulo somam 1,75%.

VOTOS VÁLIDOS – Nesse cenário, Gil Paraibano teria 62,76% dos votos válidos, contra 21,62% de Araujinho e 15,62% de Júnior Nobre.

Araujinho é o mais rejeitado com 29,5%  

O empresário Araujinho (PT) tem a maior rejeição entre os pré-candidatos a prefeito de Picos com 29,5%. Esse é o percentual de eleitores que respondeu no levantamento do Instituto Amostragem para o Meio Norte que em nenhum hipótese votaria no pré-candidato do PT.

Araujinho

Em segundo lugar em rejeição está Júnior Nobre (PSC) com 16,75%. O ex- prefeito Gil Paraibano (Progressistas) tem 13,25% de rejeição entre os eleitores de Picos. E o Coronel Viana (Sem Partido) é o menos rejeitado com 12%.
Os eleitores que não rejeitam ninguém somam 31,75%, os que não souberam ou não quiseram opinar sobre rejeição são 8%, e os que votariam em branco ou nulo somam 2,75%.

Na rejeição, a soma dos percentuais de cada candidato ultrapassa 100% porque cada eleitor pode rejeitar mais de um nome.

Na espontânea, líder tem 22,25 e Araujinho 6%

Na pesquisa de intenção de votos espontânea – quando o entrevistador não apresenta os nomes dos pré-candidatos a prefeito – Gil Paraibano (Progressistas) lidera com 22,25%. Em segundo lugar aparece Araijunho (PT) com 6%. O pré- candidato a prefeito Coronel Viana (Sem Partido) soma 5%.

Nesse cenário, os eleitores indecisos – que não sabem ou preferem não opinar – são 49,25%. Os que não declararam voto espontâneo para nenhum dos pré-candidatos são 10,75%. Os que votariam em branco ou nulo de forma espontânea somam 3,25%.

O pré-candidato a prefeito Júnior Nobre (PSC) tem 0,75% de intenção de votos espontânea em Picos. O prefeito Padre Walmir (PT) – que não pode disputar a reeleição – tem 1,75%. O ex-prefeito Zé Neri (PTB) aparece com 0,25%. O mesmo percentual de Zomim, R. Sá e Zé Neto. Os quatro não são pré-candidatos a prefeito de Picos.

63% não aprovam a administração Padre Walmir

63% dos eleitores de Picos não aprovam a administração do prefeito Padre Walmir (PT). É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem para o Meio Norte. Os que aprovam são 28,75%. Os indecisos somam 8,25%.
A administração municipal é considerada péssima para 31,5% dos eleitores de Picos; 15,25% avaliam e governo como ruim e 36,5% julgam como regular a gestão do prefeito Padre Walmir.

10% avaliam como bom o governo municipal e 3,75% como ótimo. Os indecisos – que não souberam avaliar a gestão ou preferiram não opinar – somam 3%.

Pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizada entre os dias 18

Fonte: Meio Norte

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar