Municípios

Chuva com granizo e vento arranca portões, teto de igreja e causa destruição no Piauí

Um temporal com granizo causou destruição na cidade de São João do Piauí, no interior do estado. A forte chuva, da tarde desta segunda-feira (15), arrancou portões, árvores, teto de residência e até da Paróquia de São João Batista.

De acordo como climatologista Werton Costa, foram registrados 21 mm e ventos de quase 100 km/h.

FOTO: REPRODUÇÃO

A chuva deixou moradores assustados. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a dimensão dos estragos.

“O vento estava muito veloz e intenso. Escutamos um barulho e percebemos que era o forro e as telhas da área da nossa casa que estava caindo. Ficou bastante danificado. Perdemos várias telhas. Estamos agora tentando resolver o problema. Graças a Deus estamos bem, pois havíamos saído pouco tempo da área. Quando abrimos a varanda, vimos algumas pedrinhas de gelo”, relatou a psicóloga Vanessa Oliveira.

FOTO: REPRODUÇÃO

Ela afirmou que tudo ocorreu de forma muito rápida e que foram registrados vários prejuízos pela cidade.

“Foi muito rápido, apesar de ter sido bem intensa. Porque durou mais ou menos uma meia hora no máximo. Só que o vento estava muito veloz e eu acredito que por conta de ter sido granizo a gente sente mais o barulho, e os danos também são bem maiores. Então ficou todo mundo assustado, porque realmente foi bem impactante o barulho, a intensidade, o vento. E logo acabou. Na cidade, pelo que eu vi, também teve alguns desastres. Muitas árvores caídas, outros lugares teve o forro, o teto também bastante danificado”, afirmou.

Prefeitura adota providências

A secretária municipal de Infraestrutura e Controle Viário, Kenya Soares, afirmou ao Cidadeverde.com que equipes da prefeitura já visitaram alguns locais afetados.

“Na tarde desta segunda-feira, aqui em São João do Piauí, tivemos uma chuva atípica para o mês de janeiro, e essa chuva trouxe algumas consequências para a nossa cidade, tivemos muitas árvores que caíram e causaram transtornos, telhados também foram atingidos, alguns prédios públicos também, e, diante da situação, o prefeito Ednei Amorim solicitou que as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Controle Viário, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que fizessem uma ronda na cidade para poder ver os danos causados pelas chuvas. Então, nós fizemos essas visitas em alguns bairros da cidade. Onde a gente recebeu o vídeo, fizemos essa visita.Também tivemos relatos de árvores que caíram nas estradas vicinais da zona rural de São João do Piauí. As equipes das secretarias estão se mobilizando para, a partir de amanhã, estar devolvendo essas vias à trafegabilidade, e também à questão da remoção dessas árvores”, afirmou.

Ela pede que a população tambémentre em contato para informar sobre locais onde a chuva causou prejuízos.

FOTO: REPRODUÇÃO

“A gente se coloca à disposição da população através do número da Ouvidoria do município [89 99441-7776] para caso tenha algum relato de árvore caída ou local que oferece algum tipo de risco, possa estar entrando em contato com a gente para que possamos buscar resolver a situação”, disse a secretária.

Alerta de chuvas

Todo o estado do Piauí está com alerta amarelo de chuvas até terça-feira (16), segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de chuva entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193
FOTO: REPRODUÇÃO

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias