O Governo do Piauí está em processo de avaliação para definir o reajuste salarial dos servidores estaduais a partir de 2025. Em entrevista ao O Dia, nesta terça-feira (12), o governador Rafael Fonteles confirmou que o assunto vem sendo debatido com secretarias e representantes da categoria para alinhar as demandas e buscar um acordo viável.
Em 2024, o reajuste concedido aos servidores foi de 5,35%, passando a vigorar em maio. Na época, o governo sinalizou que um percentual semelhante poderia ser aplicado em 2025 e 2026, mas os valores ainda estão sendo discutidos e podem variar conforme as negociações.
O governador Rafael Fonteles destacou que o reajuste será abrangente, contemplando tanto policiais civis e militares quanto outras categorias de servidores.
“Para todos os servidores. Teremos (reajuste) para os civis e militares. A questão é o quantitativo e quanto será possível, até porque a reivindicação não é apenas pelo aumento dos vencimentos dos servidores”, disse.
Além do reajuste salarial, a mesa de negociação inclui outras demandas da categoria. O governador ressaltou a intenção de concluir as discussões até o fim de 2024 para viabilizar a implementação gradual das medidas ao longo de 2025 e 2026.
“Há também várias reivindicações que estão sendo tratadas na mesa de negociação e a ideia é concluir toda essa negociação até o final deste ano para ser implementada eventualmente e gradativamente em 2025 e 2026”, concluiu.
Reajuste dos servidores
O reajuste salarial dos servidores públicos estaduais do Piauí foi publicado no Diário Oficial do estado na edição do dia 8 de março. O ato oficializa a concessão da majoração salarial aos servidores, como já revelado o percentual fixado é de 5,35% e passou a valer a partir do dia 01 de maio.
Antes de viajar para o exterior, o governador Rafael Fonteles já havia sancionado o aumento. O reajuste de 5,35% vale para aposentados e pensionistas. O mesmo percentual será aplicado nos anos de 2025 e 2026. A Lei nº 8316 também atualiza para R$ 4.580,57 o valor do piso salarial profissional estadual para os profissionais do magistério público da educação básica ocupantes de cargo efetivo.
Fonte: Portal O Dia