Destaque

Governo do Piauí lança maior programa educacional e inclui curso de inteligência artificial

O Governo do estado lançou nesta quinta-feira (30) um dos maiores programas educacionais para impulsionar o ensino em tempo integral e os cursos profissionalizantes. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc)  batizou de “Acelera Seduc” para fortalecer a educação no estado.

O programa abrange, inicialmente, três ações. Entre elas a ampliação do número de escolas em tempo integral e o desenvolvimento do curso de Inteligência Artificial para alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual de ensino.

Atualmente, o Piauí conta com 96 escolas em tempo integral em 50 municípios. Com o programa, esse número passará para 200 escolas de tempo integral em 122 municípios.

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, ressaltou que o programa vai fortalecer ainda mais a educação do estado.

O secretário Washington Bandeira destacou também a importância do ensino integral. Para justificar sua expansão no Piauí, o secretário disse que em 2021 o Ideb do ensino médio de tempo integral foi de 4.8, o maior, segundo ele, do Brasil. Enquanto isso, o ensino médio regular teve índice de 3.9. “O caminho é muito claro: expandir as escolas para avançarmos no ideb”, completou Bandeira.

Seduc TEC 

Seduc TEC será a ação que consiste na formação técnica de nível médio com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí, divididos em quatro eixos: turismo, tecnologia da informação, energias renováveis e agrotécnica.

O primeiro curso ofertado por meio do projeto é o Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, destinado a 5 mil alunos da 1ª série do ensino médio, de 100 escolas estaduais. As aulas iniciaram neste mês de março.

“Ação voltada a expandir os cursos profissionais e técnicos conectados e linkados com as vocações produtivas do estado, foco em turismo, energias renováveis, agrotécnica e tecnologia da informação e as profissionais do futuro. Dentro do Seduc TEC tem o curso de desenvolvimentos de sistemas, com ênfase em inteligência artificial”, reforçou Bandeira.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

E para melhorar os índices de aprendizagem do Piauí, a Seduc também lança o Projeto de Recomposição da Aprendizagem, que consiste na promoção de aulas extras de língua portuguesa e matemática para todos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

“Serão extras complementares para mais de 36 mil estudantes. Estarão mais preparados para prova, Enem, vestibulares. É um reforço nas proficiências das disciplinas básicas. As escolas já formam selecionadas. Inclusive, escolas que estavam com baixa proficiência de português e matemática. E os professores selecionados para serem os orientadores serão aqueles das melhores escolas de proficiência de português e de matemática”, disse o secretário.

A ação envolverá 2.782 professores de língua portuguesa e matemática, beneficiando estudantes da rede pública estadual.

Meta na educação

O governador Rafael Fonteles celebrou as conquistas e destacou a importância de cumprir em 90 dias uma promessa de campanha. O gestor ainda prometeu aos alunos, políticos e professores presentes fazer do Piauí e estado com a melhor educação.

“Temos condições e seremos a melhor educação do Brasil dentro todos os 27 estados brasileiros. O programa Acelera Seduc é o mais importante da nossa gestão. É um sonho que sonhamos quando estávamos preparando o plano de governo. Assumimos com esse compromisso e senso e urgência”, frisou o governador.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Para a execução desse programa, o governo estadual está investindo cerca de R$ 300 milhões em infraestrutura física e tecnológica, além de alimentação e transporte dos alunos.

Entre as cidades que receberão as ações dessa primeira parte do Acelera Seduc estão:

  1. Teresina
  2. Parnaiba
  3. Barras
  4. Piripiri
  5. Campo maior
  6. Bom Jesus
  7. Oeiras
  8. Picos
  9. Floriano
  10. Uruçuí
  11. São Raimundo Nonato
  12. Corrente
  13. Fronteiras
  14. Paulistana
  15. Teresina

Outra meta do Executivo é chegar ao final do ano com um crescimento no número de matrículas de 160%. A Seduc espera subir o número de alunos matriculados de 23 mil para 62 mil até o final de 2023.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo