MunicípiosPicos

Jovem de 19 anos é monitorada com suspeita de Varíola dos Macacos em Picos

Jovem de 19 anos é monitorada com suspeita de Varíola dos Macacos em Picos

Após a confirmação do primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos), em Picos, mais um caso suspeito está sendo monitorado. A informação foi confirmada pela Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica.

A nova suspeita recai sobre uma jovem, de 19 anos, que reside no bairro Centro, sem relato de viagem. A mesma teria apresentado sintomas compatíveis à doença e buscou atendimento médico.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Viana, explicou que a amostra de material genético foi coletada e será enviada para Teresina.

“A amostra de material será enviada amanhã para Teresina. Se trata de uma trabalhadora do comércio. Estamos nos organizando para realizar uma ação no comércio de Picos, tendo em vista que os dois casos são do segmento”, disse o coordenador.

Orientação

Diante da confirmação e suspeita de novos casos, Robsoncley orienta que a população adote as medidas preventivas básicas como uso do álcool em gel, máscaras.

“Orientamos a população a manter os hábitos de higiene, como lavagens das mãos e procurar o CIEM em caso de sintomas sugestivo de Monkeypox”, frisou.

Para casos suspeitos, a população deve se dirigir ao Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), no bairro Catavento.

Sintomas e como identificá-los

Entre os sintomas clássicos da varíola comum e da varíola causada pelo Monkeypox estão a primeira fase de sintomas que se assemelham à uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem em cinco estágios, conhecidos como mácula, pápulas, vesículas, pústulas e finalmente crostas, estágio final quando caem. É o contato com elas que causa a transmissão do vírus para outras pessoas.

Casos no PI

No Piauí, o número de casos confirmados da doença subiu de 18 para 23. Até o momento foram registradas 166 notificações, 26 casos suspeitos, 0 prováveis, 103 descartados e 8 indeterminados.

Casos confirmados no Piauí

 Batalha (1)

Parnaíba (1)

Teresina (18)

José de Freitas (1)

Picos (1)

São João da Varjota (1)

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias