Pio IX

GPM de Pio IX divulga nota de esclarecimento sobre os trabalhos de segurança durante a V Exponono e a X Festa do Vaqueiro

GPM de Pio IX divulga nota de esclarecimento sobre os trabalhos de segurança durante a V Exponono e a X Festa do Vaqueiro

O Grupamento de Policia Militar de Pio IX através do comandante Antonio Hildomar Batista de Sousa enviou uma nota de esclarecimento para o Portal É Notícias explicando sobre os trabalhos realizados pelo GPM durante a realização da V Exponono e da X Festa do Vaqueiro.

A nota foi publicada após os organizadores criticarem a ausência do efetivo policial por ocasião da X Festa do Vaqueiro, evento que contou com a presença de milhares de pessoas durante os shows de Karlla Thalyta, Guilherme Dantas e Desejo de Menina.

Segundo Etinho Bezerra, a critica da organização ao GPM de Pio IX se referiu à festa e não ao evento como um todo.

GPM de Pio IX durante as atividades da V Exponono

Confira a nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O GRUPAMENTO POLICIAL MILITAR DE PIO IX – PI, que atua no âmbito da segurança pública do Estado do Piauí, vem a público prestar esclarecimentos, em razão de estar sendo alvo da indignação por um dos responsáveis pela organização da V Exponono e X Festa do vaqueiro, que foi publicado em site (www.portalenoticias.com.br) – informações indevidas e contrárias ao que de fato aconteceu, tentando assim denegrir a imagem do GPM de Pio IX – PI.

Visando esclarecer a questão, faz-se necessário ressaltar que tanto o comandante do GPM, quanto policiais que comandavam guarnições do policiamento ostensivo, procurou por várias vezes os responsáveis pelos eventos já citados, tentando entrar em consenso sobre a melhor maneira para que a festa contasse com o efetivo apropriado, a fim de garantir a segurança dos policiais e das pessoas que prestigiavam o evento.

O documento International Statistics on Crime and Justice, de 2010, feito por dois institutos da Organização das Nações Unidas, constatou uma média mundial de um policial para aproximadamente 300 indivíduos. Dados do IBGE sobre o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros indicam que, em 2013, o Brasil tinha o efetivo de 425.248 policiais militares, o equivalente a um policial para cada 473 habitantes. (Fonte: Agência Senado).

Durante a realização da V Exponono, a guarnição de serviço se fez presente por inúmeras vezes, seja por rondas nas proximidades, PB’s estratégicos e patrulhamento pelo ambiente onde era realizado o evento. Vale constar que 3(três) policiais encontravam-se de serviço, o que era suficiente para o porte de tal evento.

Independente das dificuldades encontradas pelo estado no que se refere a efetivo, o GPM de Pio IX mostrou-se disponível a ajudar e procurar a melhor forma para que o policiamento fosse realizado. Em contato com os responsáveis pela realização do evento, foi informado aos mesmos a quantidade de policiamento disponível para a festa que seria realizada em praça pública na noite do sábado 28/09/2019 (X Festa do Vaqueiro), número insuficiente para a multidão que costumeiramente se aglomera nesse tipo de evento.

O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE DA ATUAÇÃO POLICIAL, embora implícito e de cunho meramente material, serve como critério humanizador, porque conduz a não atuação policial quando esta se demonstrar inadequada ou perigosa. Ou ainda, o não revide a uma situação de embate, evitando, assim, o perigo à incolumidade de transeuntes.

Mesmo com efetivo abaixo do necessário, a guarnição que se encontrava de serviço no momento da festa (X Festa do Vaqueiro) realizou o patrulhamento normal pelas ruas da cidade, inclusive nas proximidades do evento, atendeu ocorrências e fez os PB’s em locais estratégicos. Porém, era inviável que uma guarnição com apenas 3(três) policiais adentram-se em meio a uma multidão de aproximadamente 3(três) mil pessoas.

Portanto, O GPM de Pio IX – PI repudia esse tipo de conduta e reitera que tais fatos – ao invés de enfraquecer seus esforços – lhes encorajam a continuar sua árdua tarefa, para manter a ordem e a tranquilidade pública.

Antonio Hildomar Batista de Sousa – 1º SGT PM
COMANDANTE DO GPM DE PIO IX

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias