Destaque

Devido a carestia, 73% da população brasileira deixou de comprar carne

73% da população deixou de comprar carne

A crise econômica tem se intensifica cada vez mais e uma de suas principais manifestações é o rápido aumento da inflação. E não só isso como os aumentos dos preços acontecem desproporcionalmente em relação aos produtos mais consumidos pela classe operária, com os alimentos por exemplo, que é um dos principais motivos da atual situação de calamidade no Brasil em relação a fome.

Uma recente pesquisa da JP consultoria avaliou que 73% dos brasileiros deixou de consumir carne recentemente, e a diminuição do consumo afeta todos os produtos básicos.

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do planeta, inclusive de carne de todos os tipos, bovinos, suínos e de aves. Mesmo assim a população segue em sua maioria sem segurança alimentar, a destruição dos direitos trabalhistas no governo Temer, somada aos demais ataques aos trabalhadores, incluindo o desemprego, criou uma situação de miséria em que se exportam esses alimentos enquanto o povo brasileiro sofre da fome. O regime golpista regrediu o país ao nível dos anos de FHC, quando o Brasil se tornou mundialmente famoso pela fome generalizada.

A diminuição do consumo de carne para 73% da população é só mais um dos indícios da situação de calamidade, a carne é o primeiro produto cortado, mas logo após outros alimentos não são comprados dada a situação de carestia. Após a carne o iogurte e demais laticínios tiveram uma queda de 10%, o feijão e biscoitos 5,8% e o óleo, a batata e os embutidos 3,8%. No total 52% daqueles com até 10 salários-mínimos deixaram de comprar algum produto e 79% está comprando um volume total de produtos menor.

Tamanha inflação é um dos fatores de maior desestabilização, gerando mobilizações por aumento salarial em todo o país. Os garis, os professores a agora os metalúrgicos da CSN entraram em greve em campanha salarial e em defesa de outros direitos, retirados pelo regime golpista. Contra a inflação há uma política bem definida, a conquista de um gatilho salarial com aumento automático a cada 3 meses para que os trabalhadores não arquem em nada com o peso da crise criada pelos capitalistas. Essa reivindicação, que deve ser de toda a classe operária, é uma das principais para combater a permanência do flagelo da fome no Brasil.

O governo brasileiro tem a obrigação de tomar uma iniciativa imediata para por um fim a fome, seja por meio dos auxílios ou da distribuição massiva da alimentos, como faz o governo Maduro na Venezuela quando só EUA impõe os brutais bloqueios econômicos. Mas apenas a mobilização da classe trabalhadora não só em defesa dessas reivindicações tradicionais mas também de Lula presidente e por um governo dos trabalhadores pode por um fim a crise de uma vez por todas.

Fonte: Causa Operária

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias