Pio IX

Grupo empresarial quer investir 65 bilhões de dólares na construção de parque eólico em Pio IX

Grupo empresarial quer investir 65 bilhões de dólares na construção de parque eólico em Pio IX

O Piauí oferece condições estratégicas para que empresários de todo o mundo possam investir em energias renováveis. O governador Wellington Dias recebeu, nesta quinta-feira (9), o presidente do grupo Brasimax, Alvaro Akira Okuma, que apresentou mais um projeto para a implantação de um parque eólico no município de Pio IX. Além disso, o grupo deseja produzir biomassa a partir da mandioca. Gestores da Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE) participaram do encontro.

Wellington comemorou o interesse do grupo em investir no Piauí. “É uma região que precisa fortalecer a economia, e a geração de energia pode trazer isso para Pio IX e para o Piauí. Da nossa parte, eles têm todo o nosso apoio para que essa parceria seja bem-sucedida. O objetivo agora é trabalhar para que a gente tenha da parte deles a apresentação do projeto de licenciamento e depois teremos uma audiência sobre a política de investimento”, pontuou Dias.

“Acabamos de adquirir uma área no município de Pio IX e viemos conversar com o governador para apresentar nosso projeto que é voltado para a produção de energias renováveis. Pensamos em fazer um comodato na parte eólica e solar, junto com um grupo de estatais chinesas. Na parte da agricultura, trazer novas tecnologias para que possamos avançar na produção de biomassa. A intenção é de produzir isso na região com nossos vizinhos, com os proprietários, assentamentos, associações a partir da agricultura familiar com a produção de mandioca e do caju que é típico da região”, explicou Alvaro Akira Okuma.

Ainda segundo o presidente do grupo Brasimax, o município foi escolhido pela altitude e por apresentar um vento constante, ideal para a instalação de torres eólicas. Sobre a duração do projeto, a previsão é de que até o fim de 2020 o parque esteja com as torres instaladas. “Vamos investir aqui aproximadamente 65 bilhões de dólares. Nosso objetivo é incluir piauienses nesse projeto, principalmente porque o antigo dono da área que compramos tinha uma preocupação social, uma tradição na região. Queremos manter isso e respeitar a memória do local”, disse Okuma.

“Certamente o município terá avanços com esse novo projeto. Ao lado do governador, ouvimos a proposta dos chineses para Pio IX. Isso vai trazer geração de emprego, renda, oportunidades e desenvolvimento econômico”, afirmou a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

Fonte: Com informações da Ascom
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias