Destaque

Guanabara anuncia retorno de viagens do MA e do CE para o PI e vira meme nas redes sociais

A empresa de transporte Expresso Guanabara anunciou que a partir desta segunda-feira (04/05) retomaria, parcialmente, viagens entre os estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

A decisão dividiu piauienses, entre aqueles que aguardavam o retorno das linhas, pois tinham viagem marcadas ou planejadas, e aqueles que temem que, além de passageiros, esses veículos também sirvam de transporte para o coronavírus.

Nas redes sociais, a empresa postou o seguinte:

Segundo o anúncio, as linhas que voltaram a funcionar são Fortaleza (CE) para Parnaíba, São Luís (MA) para Parnaíba e São Luís (MA) para Teresina. A preocupação porque essas cidades que passam a ter conexão direta com Piauí são epicentros da pandemia em seus respectivos estados.

No último boletim epidemiológico divulgado, o Ceará confirmou mais de 8 mil casos da Covid-19. Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, também registrou recorde de casos e óbitos, com mais de 6 mil diagnósticos e 528 mortes em decorrência do coronavírus.

O Maranhão está numa situação parecida, com mais de 4 mil infectados e São Luís, a capital,  já possui mais de 3 mil casos do novo coronavírus. O sistema de saúde maranhense inclusive já entrou em colapso, faltando atendimento médico para muita gente. E há muitos maranhenses fazendo viagens para buscar atendimento em Teresina.

Com essas viagens, as autoridades de Saúde no Piauí temem que mais infectados cheguem e, consequentemente, passem a ocupar os leitos. O Piauí, um dos que melhor cumpre o isolamento social do Nordeste, os casos de coronavírus ainda não chegaram a 1 mil.  Segundo o último boletim, são 875 confirmações e 29 óbitos até agora.

NÚMERO DE LEITOS DISPONÍVEIS

Uma fonte da Fundação Municipal de Saúde (FMS) admitiu esse temor. Que se essas viagens realmente acontecerem, o risco de pessoas vindas do Maranhão e do Ceará é muito grande. E, com isso, passa a ocupar os leitos disponíveis. Até a noite desta segunda-feira, a situação no Piauí ainda é controlável. Ainda há algo em torno de 80% dos leitos de UTI vagas.

DIZ QUE TOMARÁ “MEDIDAS DE HIGIENIZAÇÃO”

OitoMeia entrou em contato com a Guanabara, mas não obteve sucesso. Porém, na rede social, a empresa afirmou que está realizando um “serviço de natureza essencial” e garantiu que tomará medidas de higienização e cuidados relacionadas ao combate da Covid-19. Portanto, apenas um único assento na fileira ficará disponível nas viagens durante a pandemia.

Empresa garante que higienizará devidamente as poltronas dos ônibus (Foto: Reprodução)

RETIRADA DAS VIAGENS VINDAS DE SÃO LUÍS (MA)

Na noite desta segunda, a empresa divulgou uma nova nota em suas redes sociais. E suspendeu as viagens partindo de São Luís (MA). Diz a nota: “A partir das 00h, de amanhã (05/05, esta terça), de acordo com o decreto Nº 35.784, de 03 de maio de 2020 de lockdown, estão suspensos todos os serviços de chegadas e partidas com origem em São Luís (MA) na Guanabara”. E finaliza que quando for revogado o decreto, retornaria as viagens. Confira o post:

JÁ GEROU MEMES E VIROU PIADAS NAS REDES SOCIAIS

Questionada pelo OitoMeia, a Prefeitura de Teresina afirmou que é responsabilidade do Estado a proibição da entrada de ônibus com passageiros no Piauí. A reportagem apurou que o Governo manterá barreiras de monitoramento entre os estados, mas o decreto que proibia viagens interestaduais e intermunicipais já teria encerrado. Assim, ninguém está proibido de entrar ou deixar o Piauí durante a pandemia de coronavírus. O anúncio das viagens da Guanabara gerou alguns memes e virou piada nas redes sociais, como essa envolvendo os dançarinos segurando caixão:

Fonte: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias