Destaque

Jovem tem colapso do pulmão por uso de vape: “Não vou passar dos 40”

Uma jovem de 22 anos enfrentou um colapso permanente dos pulmões devido ao uso de vape. Karlee Ozkurt iniciou seu hábito de fumar aos 15 anos e continuou até os 20 anos, tornando-se dependente do cigarro eletrônico durante esse período.

FOTO: REPRODUÇÃO

Karlee recebeu seu primeiro cigarro eletrônico de amigas quando estava no colégio e rapidamente desenvolveu uma dependência. Em uma entrevista ao Daily Mail, ela admitiu: “Eu pensava que usar cigarro eletrônico era algo divertido. Não percebi o quão estúpido era até que fosse tarde demais.”

Ela lamentou os danos irreparáveis causados aos seus pulmões, reconhecendo que poderia morrer prematuramente devido ao hábito incentivado por suas amigas. O primeiro colapso pulmonar ocorreu em 2021, dois anos após começar a fumar, e embora tenha ficado três meses sem vape após o susto inicial, eventualmente voltou ao hábito. No final de 2022, enfrentou outro colapso pulmonar, exigindo cirurgia de emergência.

Um colapso pulmonar, ou atelectasia, é quando o tecido pulmonar perde volume e contrai, podendo ser assintomático ou causar dores intensas, como ocorreu no segundo diagnóstico de Karlee. Essa condição também leva a dificuldades respiratórias intensas e aumenta o risco de desenvolver pneumonia, tosse crônica, enfisema pulmonar ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) se não for tratada.

Depois do segundo colapso pulmonar, Karlee conseguiu parar definitivamente de fumar. Ela agora depende de comprimidos para lidar com a dependência de nicotina e faz fisioterapia para recuperar sua capacidade respiratória. Karlee aconselha enfaticamente as pessoas a evitarem iniciar o uso de dispositivos de vape e, se já estiverem fumando, a pararem imediatamente enquanto ainda há tempo.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias