Destaque

Pequeno pássaro “vampiro” consegue beber sangue de aves maiores que ele

Em duas ilhas que formam Galápagos, vive uma espécie de pássaro com uma dieta asssutadora: quando faltam as frutas e vegetais favoritos dele, o animal bebe sangue diretamente do corpo de outras aves. O tentilhão-vampiro (Geospiza difficilis septentrionalis) é pequeno e parece inofensivo.

Mas quando fontes alimentares,  frutas e nozes, ficam escassas, o vampiro parte para a maldade e usa o bico afiado para beber sangue. As principais vítimas do tentilhão são o atobá-de-nazca e patola-de-pés-azuis, estranhamente muito maiores que a espécie sedenta de sangue.

Pequeno pássaro “vampiro” consegue beber sangue de aves maiores que ele (Foto: Reprodução / Always Looking at the Sky)
Pequeno pássaro ‘vampiro’ consegue beber sangue de aves maiores que ele (Foto: Reprodução / Always Looking at the Sky)

O pássaro pousa nas costas da vítima e bica até abrir um buraco grande o suficiente para se fartar de sangue. Curiosamente, as aves que servem de alimento não reagem enquanto são maldosamente bicadas. Não se sabe exatamente por que esse tentilhão se alimenta de sangue ou mesmo porque as vítimas não reagem. Biólogos pressupõem que o comportamento se originou do hábito dos tentilhões de bicarem o corpo das aves em busca de insetos e outros parasitas.

Os cientistas descrevem o sangue como uma espécie de “complemento dietético” da espécie. Além de frutas e nozes, as aves também comem invertebrados, roubam ovos, comem restos de peixes, além de estranhamente também ingerirem o néctar das flores de cactos da espécie Opuntia galapageia.

Pequeno pássaro “vampiro” consegue beber sangue de aves maiores que ele (Foto: Reprodução / Always Looking at the Sky)Pequeno pássaro “vampiro” consegue beber sangue de aves maiores que ele (Foto: Reprodução / Always Looking at the Sky)
Pequeno pássaro ‘vampiro’ consegue beber sangue de aves maiores que ele (Foto: Reprodução / Always Looking at the Sky)

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias