MunicípiosPiauí

É falsa mensagem sobre blitz “a partir de amanhã em toda cidade”

Circula pelo WhatsApp uma mensagem viral dizendo que haverá uma blitz “a partir de amanhã em toda cidade” para apreender veículos irregulares, com o objetivo de arrecadar dinheiro para o governo. O texto não especifica o estado ou a data da ação – somente afirma que isso ocorrerá “nas próximas duas semanas” até ser atingida a meta de arrecadação. É falso. 
FOTO: REPRODUÇÃO

Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, pneu careca e tudo, inclusive direção perigosa e sem acessórios obrigatórios como direção e pilotagem com chinelo e ou descalços. Durante duas semanas ou até atingirem a meta todos os órgãos de segurança pública estão envolvidos para arrecadar fundos para o governo Fiquem atentos. Repassem para todos, vai ser em todas regiões, diz o enunciado.

A mensagem é antiga e circula, pelo menos, desde 2015. Não há nenhuma informação oficial de que algum Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no país pretende realizar uma blitz para aumentar a arrecadação para o governo por meio de multas.

Além disso, o texto não especifica nem a cidade onde a suposta operação aconteceria, nem a data – uma característica comum em conteúdos enganosos. Por esse motivo, a mesma mensagem já repercutiu em diferentes localidades e em períodos diversos.

Para onde o valor das multas é direcionado? 

O artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro indica que todo o valor arrecadado por meio de multas deve ser destinado à sinalização, à educação no trânsito, à engenharia de tráfego, ao policiamento e à fiscalização. A quantia de 5% do valor total deve ser empregada no Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset).

Conteúdo semelhante foi verificado por Boatos.org.
Fonte: Lupa 
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo