É falsa mensagem sobre blitz “a partir de amanhã em toda cidade”

Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, pneu careca e tudo, inclusive direção perigosa e sem acessórios obrigatórios como direção e pilotagem com chinelo e ou descalços. Durante duas semanas ou até atingirem a meta todos os órgãos de segurança pública estão envolvidos para arrecadar fundos para o governo Fiquem atentos. Repassem para todos, vai ser em todas regiões, diz o enunciado.
A mensagem é antiga e circula, pelo menos, desde 2015. Não há nenhuma informação oficial de que algum Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no país pretende realizar uma blitz para aumentar a arrecadação para o governo por meio de multas.
Além disso, o texto não especifica nem a cidade onde a suposta operação aconteceria, nem a data – uma característica comum em conteúdos enganosos. Por esse motivo, a mesma mensagem já repercutiu em diferentes localidades e em períodos diversos.
Para onde o valor das multas é direcionado?
O artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro indica que todo o valor arrecadado por meio de multas deve ser destinado à sinalização, à educação no trânsito, à engenharia de tráfego, ao policiamento e à fiscalização. A quantia de 5% do valor total deve ser empregada no Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset).