DestaquePiauí

Afinal, o que é o Halo Solar? Fenômeno encantou Piauí e viralizou

Recentemente, muitos moradores de Teresina, capital do Piauí, ficaram encantados com um fenômeno celestial surpreendente que pôde ser observado nos céus da cidade: o halo solar.

As imagens desse evento raro inundaram as redes sociais, levantando perguntas sobre o que exatamente é esse fenômeno e por que ele ocorre. Nesta matéria, exploraremos o que é um halo solar, como ele se forma e por que isso atraiu a atenção dos piauienses.

Afinal, o que é o Halo Solar? Fenômeno encantou teresinenses e viralizou

 

O que é um halo solar?

Um halo solar é um fenômeno atmosférico óptico que cria um círculo luminoso ao redor do Sol. Esse círculo é frequentemente colorido e é causado pela interação da luz solar com cristais de gelo presentes nas nuvens ou na atmosfera. Os halos solares são geralmente observados quando há nuvens cirros finas no céu, que são compostas por cristais de gelo hexagonais.

Como se forma um halo solar?

A formação de um halo solar ocorre da seguinte maneira:

1. Cristais de gelo hexagonais: Primeiro, é necessário que haja cristais de gelo hexagonais na atmosfera. Esses cristais têm a capacidade de dobrar a luz solar.

2. Dobrando a luz: Quando a luz solar passa através desses cristais de gelo, ela é desviada, ou seja, a luz é refratada. A forma hexagonal dos cristais faz com que a luz se curve em um ângulo específico, criando um círculo luminoso ao redor do Sol.

3. Cores no halo: O círculo luminoso pode exibir cores diferentes devido à dispersão da luz, semelhante ao que acontece com um arco-íris. As cores mais comuns em um halo solar são vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

Por que o halo solar atraiu tanta atenção em Teresina?

O halo solar é um fenômeno relativamente raro e, portanto, chama a atenção quando ocorre. Sua aparência impressionante e as cores vibrantes que cria no céu o tornam um espetáculo natural memorável. Além disso, a sua observação é considerada de boa sorte em algumas culturas, o que pode ter contribuído para o entusiasmo dos moradores de Teresina.

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias