MunicípiosPiauí

Homem é preso com pistola e várias barbatanas de tubarão no Piauí

PPN-IMG-e47f8576323303f55c8c.jpg
Homem é preso com pistola e várias barbatanas de tubarão no interior do Piauí – Foto: Divulgação/PRF

No fim da noite de quinta-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um veículo que estava transportando cerca de 260 kg de restos de peixe provenientes de pescado ilegal. A ação foi realizada no posto localizado na BR-316, em Valença do Piauí.

ABORDAGEM

Na ocasião, os agentes da PRF abordaram o veículo Fiat Strada. Durante a vistoria, os policiais perceberam um comportamento incomum por parte do condutor, além de informações desencontradas sobre a origem e o destino da viagem.

Ao ser questionado se havia algo ilícito no veículo e se a equipe poderia realizar uma busca, o motorista afirmou que havia uma arma na porta do veículo e autorizou a vistoria. Veja abaixo os objetos apreendidos:

– 2 carregadores de munição;

– 1  pistola calibre 9mm;

Homem é preso com pistola e várias barbatanas de tubarão no interior do Piauí - Foto: Divulgação/PRF
Homem é preso com pistola e várias barbatanas de tubarão no interior do Piauí – Foto: Divulgação/PRF

Ao ser indagado, o condutor afirmou ser o proprietário da arma e apresentou o registro e notas fiscais correspondentes. No entanto, ele não possuía a guia de trânsito necessária para o deslocamento de São José do Ribamar (MA), onde reside, até a cidade de Curaçá (BA), onde declarou ter adquirido a mercadoria.

Quanto à carga transportada, 260 kg de barbatana de tubarão, o suspeito informou que se tratava de restos de peixe que seriam usados na fabricação de ração. No entanto, ao ser solicitado, ele declarou não possuir a nota fiscal nem o Registro Geral da Pesca (RGP), documentos obrigatórios do IBAMA. Isso levantou suspeitas sobre a licitude da carga.

PRODUTO DE ALTO VALOR NO MERCADO ASIÁTICO

Consultados, o instrutor de Meio Ambiente da PRF e um fiscal do IBAMA, ambos confirmaram que, muito provavelmente, tratava-se de barbatana de tubarão, um produto de alto valor no mercado asiático, especialmente na China. Essa prática configura conduta ilícita segundo a Lei de Crimes Ambientais.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí e responderá, a princípio, pelos crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e pelo transporte de pescado proveniente de pesca proibida.

Fonte: Meio News

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo