DestaquePiauí

Arqueólogos encontram novo esqueleto no Piauí

P40G-IMG-7f5285aa04611e3570.jpg
 (Foto: Ascom UFPI)

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encontraram um novo esqueleto com tratamento funerário que remete a uma fórmula indígena de enterramento e que aponta a existência de indígenas com domínio da tecelagem no Sul do Piauí. A descoberta aconteceu durante escavações arqueológicas no Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado no sudoeste piauiense apontam que havia uma “sociedade complexa” na região.

De acordo com a Coordenadora do Laboratório de Osteoarqueologia da UFPI, professora Claudia Cunha, o esqueleto que foi exumado este ano é de um indivíduo adulto do sexo masculino.

Segundo a bioarqueóloga, ele trazia ainda no lugar e com restos de fios, um colar e dois braceletes feitos com contas em osso polido. Os pesquisadores identificaram também uma série de objetos de cultura material no local. Entre os vestígios, apontam para um conjunto associado à produção de fibras e/ou tecidos a partir de algodão nativo, que permite, pela primeira vez, remontar parte de seu processo de manufatura (coleta, fiação, tecelagem).

A professora Claudia Cunha acrescentou que este segundo esqueleto, assim como o primeiro, encontrado em 2022, é uma fonte valiosa de informação. “Esses esqueletos são muito informativos não apenas sobre como eram essas pessoas em vida, mas como se davam as relações sociais nas comunidades de onde vieram”, disse.

Segundo o coordenador do projeto, professor Grégoire van Havre, os achados arqueológicos recentes fornecem evidências significativas sobre a sociedade que habitava o Sul do estado.

“O que encontramos sugerem uma população indígena com o domínio tecnológico da tecelagem. É mais um indício da presença, não de grupos isolados, em migração sazonal, mas de uma sociedade complexa ocupando o Sul do Piauí “, destacou.

O estudo, realizado pelo segundo ano consecutivo, acontece com a participação de docentes e discentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

 (Foto: Ascom UFPI)

Atividades Arqueológicas em Serra das Confusões 

Os professores Grégoire van Havre e Tiago Tomé (UFMG), coordenadores do projeto, apontam que desde o início de suas pesquisas em 2019 foram alcançados avanços significativos.

“As nossas pesquisas começaram com o apoio do CNPq e a autorização do ICMBio. Em 2022, iniciamos as escavações na Toca do Olho d’Água das Andorinhas, graças ao aporte financeiro da Missão Franco-Brasileira de Arqueologia no Piauí, através do Prof. Eric Boëda (Paris X Nanterre), e continuamos este ano”, frisam os coordenadores. As pesquisas receberam também a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O sítio apresenta uma diversidade de vestígios arqueológicos, que vão desde a arte rupestre pintada e gravada em suas paredes, fogueiras estruturadas, estacas que são remanescentes de construções indígenas, objetos do dia-a-dia até um cemitério de onde saiu o primeiro esqueleto em 2022.

A participação de discentes de várias universidades oferece, além do intercâmbio, uma experiência prática de escavação arqueológica. Segundo Francisco das Chagas Silva Júnior, aluno do curso de Arqueologia da UFPI, ter a oportunidade de participar da escavação na Serra das Confusões foi uma experiência enriquecedora. “Obtive uma compreensão prática do funcionamento de uma campanha arqueológica e aprofundei meu conhecimento nessa bela área da Arqueologia, vivenciando seu maior êxtase, a prática de escavação” afirmou.

A cronologia precisa do sítio arqueológico deve receber em breve novos dados importantes, com a datação por carbono-14 de um osso coletado em 2022. Este material se encontra atualmente em análise no Laboratoire des Sciences du Climat et de l’Environnement (Gif-Sur-Yvette, França), sob a responsabilidade da Professora Christine Hatté.

Ascom UFPI

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias