Pio IX

Em Pio IX, Escola Francisco Suassuna de Melo completa 61 anos de existência

Em Pio IX, Escola Francisco Suassuna de Melo completa 61 anos de existência

Há 61 anos, a Escola Estadual Francisco Suassuna de Melo, localizada no município de Pio IX, tem sido referência na educação do Estado. No mês de maio, a escola celebra a data de sua criação. Mas, por conta da pandemia do coronavírus, as comemorações estão sendo virtuais.

Alunos, ex-alunos e profissionais da educação estão divulgando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp vídeos, fotos e mensagens com depoimentos homenageando a escola.

A instituição de ensino faz parte da história e da cultura de Pio IX e em seus mais de 60 vem ofertando ensino de qualidade e ajudando a formar cidadãos e cidadãs piononenses.

Confira um breve Histórico da UEFSM

UNIDADE ESCOLAR FRANCISCO SUASSUNA DE MELO
61 ANOS CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E FORMANDO CIDADÃOS

ANOS 60

A política educacional do regime militar de 1964 segue duas linhas básicas: Uma foi o combate ao analfabetismo pela ampliação do Ensino Supletivo e da alfabetização de adultos, MOBRAL. Outra foi dar ao ensino médio e superior um caráter mais técnico para atender as necessidades do mercado de trabalho.

Neste mesmo período surge em Pio IX o Ginásio Francisco Suassuna de Melo pela Lei municipal nº 27, de 22 de julho de 1960, na administração do prefeito Municipal Dr. José Odon Maia Alencar. Sendo estadualizado em junho de 1967, Decreto Estadual nº 235, nostermos da Lei 2731 de 19 janeiro de 1966, no governo de Helvídio Nunes de Barros.

Recebeu o nome de Francisco Suassuna de Melo em homenagem ao Mestre-Escola Francisco Suassuna de Melo, pai do professor João Suassuna de Sobrinho o apóstolo da Educação.

A primeira turma de concludentes do Ginásio Francisco Suassuna de Melo em 06 de janeiro de 1965 foi a seguinte: Antônia Zuila de Sousa, Anísia Maria de Alencar, Benedito Bezerra de Alencar, Custódia Matutina de Alencar, Décio Antão de Alencar, Elói de Alencar Bezerra, Francisco Alves de Oliveira, Geraldo Bezerra de Alencar, Geraldo Florêncio de Sousa, Inácio Bezerra de Alencar, Maria Dalva Lopes do Nascimento e Maria Tereza Maia.

Os primeiros professores do Ginásio Francisco Suassuna de Melo foram Maria Aurenívia Parente da cruz Alencar (Diretora e professora),Graziela Maia Arrais, Maria Dalci de Oliveira Maia Arrais, Antonia Adenilde de Alencar Carvalho, Antonia Fortaleza do Nascimento Sousa, Iolanda Viana do Nascimento, José Odon Maia Alencar, Joaquim Arcoverde. O primeiro secretário foi José Hailton de Alencar.

ANOS 70

Em 1971 foi aprovada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 5.692) Ela instituiu a disciplina Moral e Cívica, obrigatória. As grandes metas da reforma do ensino, eram a erradicação do analfabetismo.

No Suassuna os alunos aprendiam o que os professores repassavam. O ensino era rígido, consistia em repassar conhecimento para a mente do aluno, em estado de passividade. Todos obedeciam às normas imposta pela escola sem questionar.

ANOS 80

Persistia no Brasil, durante esse período, o terrível problema do descaso pela educação geral do povo. Milhões de crianças principalmente nas regiões Norte e Nordeste, continuaram sem freqüentar escolas por não existir vagas suficientes

E a escola Suassuna caminhava firme, embora com dificuldades, por não haver recursos para melhorar o ensino-aprendizagem, como exemplo cito: o livro didático que os alunos tinham que comprar.

ANOS 90

O Brasil contava com cerca de 17% da população com mais de 15 anos não sabendo ler e nem escrever pequenas frases empregadas na sua vida cotidiana.

Enquanto isso a nossa escola festejava os 35 anos de existência discutindo sobre Gestão Democrática e participativa, fazendo também apelo ao resgate da qualidade do Ensino Público. Nesta mesma década foi realizada a fundação do Centro Cívico.

ANOS 2000

Nos anos 2000 permanece o desafio da democra-tização, do acesso, da permanência na escola e da qualidade do ensino para superarmos a desigualdade social.

A educação passou por um processo de democratização,houve pela primeira vez eleições para diretores(as) no Estado do Piauí. E a Escola Francisco Suassuna de Melo participou dessa experiência. Foram apresentadas duas chapas concorrentes as referidas eleições. Defendendo a ideia de “Educar com transparência” as professoras Socorro Viana e Verônica Viana concorreram com a chapa “Democratização e qualidade”, proposta defendida pelas professoras Alcizete Alencar e Augusta Maria de Alencar. Venceram as eleições as professoras Socorro Viana e Verônica Viana.

A Escola Francisco Suassuna de Melo abre espaço para uma nova prática pedagógica inovadora, trabalhando a pedagogia de projetos: Projeto Amigos da Escola, Projeto Piauí Terra Querida, Projeto Resgate Histórico do Município, Projeto Rádio Escola, Projeto juntando idéias, Projeto Adequar Só Para Avançar etc.

Recebe o Selo de Escola Solidária por estar comprometida com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e cidadania.

No Suassuna sem dúvida há espaço para aprendizagem mútua, onde professor e alunos são ao mesmo tempo aprendentes e ensinantes.

ANOS ATUAIS

As exigências educativas da sociedade são crescentes e estão relacionadas a diferentes dimensões da vida das pessoas: a participação social e política, a vida familiar e comunitária, as oportunida-des e o desenvolvimento cultural, levando-se em conta a grande revolução tecnológica que está alterando profundamente as formas de desenvolvi-mento pessoal. O desafio continua, na busca por uma educação cada vez mais humanística, com um projeto político pedagógico voltado para educação, saúde e meio ambiente promovendo a inclusão e preparando os estudantes para vida em sociedade, transmitindo aos nossos alunos valores como a fé que nos dá paz e segurança, o respeito onde cada um possa ocupar seu espaço, a igualdade onde possamos respeitar as individualidades, a transparência em que cada um seja um ser comprometido e digno, sempre levando a verdade, criatividade e inovação. A sistemática de Avaliação adotada faz parte do projeto de construção da sociedade que desejamos, da formação de um cidadão capaz de refletir, resolver problemas, decidir e atuar na sua comunidade, por essa razão, é que são avaliados nos aspectos qualitativos e quantitativos.

Registramos um momento negativo na história do Suassuna, quando a mudança de prédio no ano 2016 foi realizada, acarretou graves consequências principalmente na metodologia que atende as especificidades das aulas práticas e extra classe. A decisão tomada, foi para todos os funcionários desta instituição um marco triste na história desta escola. Sendo que a estrutura física atual não corresponde aos nossos anseios.

Diante dos fatos o processo ensino aprendizagem tornou-se ainda mais desafiador cobrando de toda comunidade escolar uma postura aguerrida através de uma pedagogia comprometida com a educação tornando a escola referencia na educação regional.

Projetos voltados principalmente para o meio ambiente trouxeram relevantes conquistas, colocando o Suassuna no cenário da melhor educação estadual através do 3º lugar no Circuito de Ciências.

Vários projetos estão em execução, entre os quais podemos destacar o Projeto Escola Limpa, Projeto Bio Filtro Sustentável, Projeto Matemática Sustentável, Programa Novo Mais Educação, Projeto Chão da Escola.

PARABÉNS ESCOLA FRANCISCO SUASSUNA DE MELO PELOS 58 ANOS CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E FORMANDO CIDADÃOS.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias