Picos

Em Picos, amor e parceria fazem casal superar preconceito contra nanismo; conheça a história de Rafaela e Ícaro!

Fotos: Paula Monize – TV Cidadeverde.com/picos

A passagem bíblica “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7) se materializa na vida do casal picoense Rafaela da Conceição Lima, 22 anos, e Ícaro Thiago Alves da Costa, 20 anos. Na Semana do Dia dos Namorados, o Portal Cidade Verde Picos deu passagem de voz a essa união, onde o amor sempre foi o combustível contra o preconceito e limitações decorrentes do nanismo.

O jovem casal se conheceu em 2016, por meio de conversas nas redes sociais virtuais. Dois anos depois, em 2018, eles se encontraram durante uma festa de virada de ano e posteriormente marcaram o primeiro encontro. Na ocasião, Rafaela Lima, relata que se sentiu temerosa por conta da sua deficiência – nanismo.

“Ele marcou de vim, a gente tinha combinado para se ver. Só que no dia do encontro, eu desmarquei porque eu achava que ele poderia não gostar da minha aparência, e naquele tempo eu ainda não me aceitava. Em 2018 fui em uma festa de virada de ano para 2019, ele me viu e entrou em contato comigo pelo Facebook novamente. Então ele disse que queria muito me conhecer, nessa época eu já estava me aceitando e ele veio e me levou para a casa da família dele e no mesmo dia ele pediu para namorar comigo”, relatou Rafaela Lima.

O início do relacionamento foi complexo, pois Rafaela ainda estava num processo de aceitação pessoal. A digital influencer destaca que o seu companheiro foi essencial para que ela se reconhecesse socialmente.

“Com o passar do tempo ele foi me ajudando em questão de preconceito, porque eu ia muito na escola dele para eventos e aí o pessoal olhava, ria e ficava zombando. Foi que ele me apoiou muito, até na questão da internet também quando eu quis começar eu fiquei com medo. Só que ele me apoiou”, frisou.

Trazendo a outra perspectiva do casal, o jovem Ícaro Costa, revelou que o fator mais atraente na companheira foi a sua energia, algo que sempre lhe fez se sentir muito confortável mesmo diante dos olhares atravessados.

“A primeira coisa que me atraiu muito nela foi a bondade dela,  senti muita bondade. Na hora eu conversei com ela, ela super de boa, eu vi que ela não era aquela pessoa arrogante, sabe? Teve uma situação que me marcou muito. Na época da escola que a gente foi uma feira de ciências lá, daí eu peguei e levei ela. O povo começou a olhar pra gente muito mesmo, começaram a cochichar e aí eu comecei a pegar aquela crise social, sabe? Das pessoas, estar falando de mim. Ela falou Ícaro é melhor a gente ir embora, não, a gente vai ficar aqui. Tudo isso, me motivou a ser diferente dessas pessoas, porque o preconceito não existe só com quem tem nanismo também é as pessoas que tem deficiência mental.  Então quando eu decidi ficar com ela, eu já sabia de todas as coisas que poderia acontecer e eu resolvi enfrentar tudo isso”, enfatizou.

Ícaro ainda comentou que durante o relacionamento perdeu amizades, pois seus amigos viviam o aconselhando a terminar o namoro. O jovem acrescenta que viu na Rafaela uma parceira de vida.

“Hoje pra mim ela é tudo e ela é minha companheira, ela é minha amiga, minha irmã. Então tudo o que ela precisa, eu sempre tento ajudar com o que eu posso e tudo o que eu preciso, ela me ajuda. Então a gente é bem companheiro. Mesmo assim, pra mim ela também é uma parte de mim”, ressaltou.

Relação evoluiu e gerou frutos 

Mesmo diante dos obstáculos, o casal foi conquistando confiança e passaram a morar juntos. Em março de 2022, Rafaela e Ícaro se tornaram pais e o pequeno Lohan Gabryel chegou para completar a família.

“Quando eu descobri que eu estava grávida, ficamos com medo de tudo e de complicação, na gravidez eu tive um pouco no final, mas graças a Deus. Dei a notícia estava grávida e eu fiquei pensando será que ele vem com nanismo ou não, porque na minha família minha mãe tem nanismo, o meu irmão não tem tenho, meu pai também não tem. A gente descobriu na gravidez que meu filho não tinha nanismo. E aí eu até tive que tirar ele com 37 semanas por causa do espaço”, disse.

O filho Lohan se tornou o grande propósito do casal. Ícaro ressalta que diante do nanismo de Rafaela, ela educará o filho para saber lidar com possíveis situações de preconceito.

“Eu sei que vai ser difícil entender mais do mesmo jeito que eu consegui superar os meus amigos da escola, ele vai conseguir também. Ele vai levar isso como uma coisa normal, apesar de que, com certeza é muito ruim um amiguinho chegar ali, porque aqui tua mãe é pequena e começar a rir, brincar e tudo. Eu até tinha falado sobre ela e o que a gente planeja mesmo  é sempre conversar com ele”, pontuou.

Rafaela, Lohan e Ícaro

O futuro

O casal que está há quatro anos juntos, se enxerga numa relação saudável, de companheirismo e de muitas conquistas pessoais e sociais. Ambos, enfatizam que o preconceito precisa ser combatido.

“O que eu tenho a dizer é que tem que diminuir essa questão de preconceito, porque até hoje em dia, hoje em dia, a gente anda no centro e todo mundo cochichando, olhando, sorrindo, apontando. Na internet, a internet é um mundo sem lei. Então, assim a internet eu nem ligo tanto. Mas pra pessoas que quando a gente anda na rua é chato, mas a gente sempre tem que levar com um sorriso no rosto pra não deixar se afetar com isso”, concluiu.

Nessa luta, Rafaela com apoio do marido tem utilizado as redes sociais virtuais como canal de voz para combater o preconceito contra o nanismo. No Instagram, Rafaela traz as experiências do dia a dia vividas com a maternidade e a sua condição física.

 

Paula Monize (Colaboração Edielson Mota)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias