Destaque

Hospital de Campos Sales atinge 100% de ocupação de leitos Covid e se prepara para enfrentar o pior momento da pandemia

Cidade de Campos Sales – Foto: Reprodução

Campos Sales está em alerta. Até o último sábado (20) o município registrava níveis de risco altíssimo para incidência de casos de Covid-19, para internações por causas respiratórias e para taxa de letalidade. Esses índices foram publicados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesa).

Em conversa com o Site Miséria, a diretora do Hospital Municipal de Campos Sales, Thaysa Gomes de Carvalho Costa Torres, falou sobre os desafios que a instituição enfrenta atualmente, o papel determinante dos profissionais da área de saúde e o aparato da gestão no que parece ser o pior momento da pandemia até agora.

O Hospital de Campos Sales chegou a atingir 100% de ocupação dos leitos Covid. No entanto, na última segunda-feira (22) uma nova ala de enfermaria com cinco novos leitos Covid foi aberta. Além disso, o estoque de oxigênio, insumos e EPI’s foi reabestecido. “O prefeito João Luiz (PDT) não mediu esforços”, ressaltou Thaysa.

Atualmente, o Hospital de Campos Sales conta com 19 leitos de enfermaria. Destes, 14 estão ocupados e os demais disponíveis. Com o aumento de casos graves em todo o Estado, o município tem enfrentado dificuldades para transferir os pacientes que precisam de leitos de UTI. Segundo a diretora da instituição, em média um a cada quatro casos solicitados consegue transferência. É aí que está a maior dificuldade de Campos Sales.

“Os casos estão aumentando e são sintomas mais graves, com mais procura. Dessa vez é que a gente tá no momento mais crítico, a gravidade da doença tá agora. Ano passado eram sintomas mais leves e números de internação menores”, revelou a diretora. O medo da doença e a rápida evolução do quadro clínico estão levando os pacientes a não procurar atendimento em tempo hábil e chegar aos equipamentos de saúde em estado grave. Segundo Thaysa, é a qualidade dos profissionais que integram o corpo clínico do Hospital que tem feito a diferença.

Em apelo à população de Campos Sales, a diretora do Hospital Municipal pediu que as pessoas procurem atendimento especializado o quanto antes. “Às vezes a pessoa tá em casa precisando vir ao hospital, então, que os pacientes venham em tempo hábil para tomar a medicação certa e receber acompanhamento”, declarou.

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, em 11 meses de pandemia Campos Sales registrou mais de mil casos de Covid-19 e 17 mortes pela doença.

Fonte: Site Miséria
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias