Pio IX

Novembro Azul em Pio IX | Palestra com doutor pela Fiocruz chama a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina

Palestra com doutor pela Fiocruz chama a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina

A Secretaria de Saúde de Pio IX realizou uma palestra nesta quinta-feira, 25, sobre a prevenção ao câncer de próstata. O evento faz parte da campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem como objetivo alertar e conscientizar a população masculina sobre esta doença, considerada o tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, daí, a importância de campanhas como o Novembro Azul.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Dr. Delmo de Carvalho Alencar, doutor em saúde pública pela FIOCRUZ, Mestre em enfermagem e Especialista em Saúde da Família, ambos pela UFPI; e especialista em Nefrologia Muldiciplinar pela UFMA.

Dentre outros assuntos, o palestrante falou sobre as causas, sintomas, fatores de risco e deu orientações sobre como se prevenir.

Durante o evento, os participantes contaram com alguns serviços ofertados pela Secretaria, dentre eles, aferição da pressão arterial, atualização da caderneta de vacina, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, solicitação de PSA para homens acima de 45 anos, e atendimento odontológico.

Vejas as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias