Destaque

Criança é mordida por raposa, contrai raiva e morre. Família culpa médicos

Moradores da região de Chapadinha onde houve caso de raiva humana – Divulgação/Governo do Maranhão

Uma criança morreu nesta quarta-feira (3). Ela tinha apenas dois anos e contraiu o vírus da raiva no Povoado de Santa Rita Chapadinha, em Chapadinha/MA, que fica a 250 km da capital maranhense. A informação foi divulgada pelo Hospital Universitário da UFMA, em São Luís. O menino estava internado há quase um mês.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que o caso foi confirmado em laboratório, no dia 6 de outubro, mas já havia sido comunicado no dia 22 de setembro.

A família da criança diz que houve negligência por parte dos médicos durante o atendimento pois eles não aplicaram a vacina contra a raiva no paciente, assim que tiveram o diagnóstico. Por causa disso, segundo a Secretária de Saúde de Chapadinha, os médicos foram afastados. O avô da criança, Zacarias Vale, ficou frente a frente com a raposa que teria mordido o bisneto. “Eu a vi querendo saltar em mim, nunca tinha visto uma, vi de perto para contar a verdade”, disse.

Raiva: o que é, transmissão, sintomas, diagnóstico e prevenção

Além do registro de raposas, a região também está infestada de morcegos, que sugam os sangues dos animais e assombram os moradores à noite, dentro de casa, moradas cobertas de palha e quase sempre sem portas e janelas.

Esse é o primeiro caso da doença registrado após oito anos no Maranhão.  Em outubro, autoridades de saúde da região anunciaram a vacinação contra a raiva em todas as pessoas do povoado, além do treinamento para todos os agentes comunitários de saúde em Chapadinha; treinamento para os médicos e enfermeiros sobre o diagnóstico da raiva; e protocolos de atendimento.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias