Municípios

Idoso morre após receber injeção de medicamento ao qual era alérgico no Piauí

José Pinto, um idoso de 77 anos residente na comunidade de Santarém, faleceu após receber uma injeção de dipirona à qual era alérgico.

O trágico incidente ocorreu no sábado (23) em Nossa Senhora dos Remédios, situada a 125 km de Teresina.

Google Maps
FOTO: GOOGLE MAPS

A prefeitura expressou pesar pelo ocorrido e esclareceu que, durante o atendimento médico no Hospital Dr. João de Deus Torres, nem o paciente nem seu acompanhante informaram sobre a alergia ao medicamento.

O paciente foi atendido por um médico plantonista que inquiriu sobre possíveis alergias, porém, tanto o paciente quanto seu acompanhante negaram qualquer sensibilidade à dipirona. Após a administração do medicamento, José Pinto entrou em convulsão, um sintoma que já havia experimentado em ocasiões anteriores. Ele foi imediatamente encaminhado para estabilização, recebendo toda assistência necessária. Infelizmente, não houve melhora e o paciente veio a óbito.

Veja a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora dos Remédios lamenta profundamente e se solidariza com a família do Sr. José Pinto, de 77 anos, que faleceu ontem no hospital Dr. João de Deus Torres, e vem por meio desta nota esclarecer o fato ocorrido.

O Hospital Dr. João de Deus Torres, por meio de sua direção, vem prestar esclarecimentos a respeito do atendimento do Sr. José Pinto, ocorrido em 23/03/2024. O paciente deu entrada no hospital e seguiu todo o fluxo de atendimento, a saber: acolhimento, triagem e atendimento médico. O médico plantonista realizou a consulta, onde foram verificados sinais vitais dentro da normalidade e ausências de sinais de alarme. Por conseguinte, foi realizada prescrição de medicamento sintomático. Tanto durante a triagem quanto antes da administração da medicação, foi indagado a respeito de alergia medicamentosa, sendo negada pelo paciente e acompanhante.

Logo após a administração do fármaco, o paciente manifestou quadro de crise convulsiva, quadro este que o mesmo já havia apresentado em outras ocasiões, sendo encaminhado imediatamente para estabilização, onde foi prestada toda assistência adequada. No entanto, o paciente não apresentou melhora, vindo a óbito.

Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias