Destaque

Transmissão de gripe aviária em avoantes deixa cidades do Ceará em alerta

Foto: Reprodução

Santa Quitéria, no Estado do Ceará, está em alerta após notificações de casos suspeitos de gripe aviária surgirem na região. Conforme o diretor de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, em entrevista à imprensa na última quinta-feira (25), foram identificados possíveis casos em avoantes nas cidades cearenses de Tamboril e Monsenhor Tabosa.

A informação causa alerta aos caçadores e consumidores dessas aves que são migratórias, e percorrem longas distâncias, podendo trazer vírus de outros estados. Em programas de rádio e vídeos nas redes sociais, pessoas também relatam características parecidas que podem estar ocorrendo em território quiteriense, de avoantes que não conseguem voar e acabam caindo repentinamente ou que apresentem problemas de saúde evidentes.

Foto: Reprodução

Caso alguma seja encontrada desta forma, além de não consumir as aves afetadas, a Adagri pede que seja acionada imediatamente. É fundamental que a população esteja atenta dos riscos e reporte qualquer ocorrência suspeita, contribuindo assim para o controle e prevenção dessa doença.

Na segunda-feira (22/05), o Governo Federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por um prazo de 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus. Até o momento, foram confirmados oito casos de Influenza Aviária em Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução

Em humanos, os principais sintomas são problemas respiratórios (tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular), incoordenação motora; torcicolo; diarreia e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.

A prevenção e o cuidado são imprescindíveis nesse momento. Fica o alerta para que se evite o consumo desses pássaros e que qualquer sinal de alguma doente seja imediatamente comunicado à Adagri. A conscientização e a pronta resposta são peças-chave para mitigar possíveis riscos e preservar a saúde pública e a avicultura local.

Fonte: A Voz de Santa Quitéria

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias