Destaque

Maior hospital de urgência do Piauí, HUT fica sem insumos e aparelhos de raio-X

FOTO: REPRODUÇÃO

Maior hospital de urgência do Piauí, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) enfrenta nas últimas semanas a suspensão do funcionamento de aparelhos como o tomógrafo, o raio-X e falta de insumos e medicamentos. Conforme relato de funcionários ao g1, até mesmo produtos de limpeza estavam em falta. Neste sábado (23), o problema havia sido resolvido, mas o problema, conforme funcionários e entidades de classe, foi registrado nas últimas semanas.

O atraso no pagamento a empresas terceirizadas estaria causando o problema. A Fundação Municipal de Saúde informou que a situação está sendo solucionada em acordo com as empresas responsáveis.

Devido a atrasos em pagamentos a terceirizadas e suspensão de serviços, a Justiça determinou o pagamento e o Conselho Regional de Medicina do Piauí fez fiscalizações. O g1 apurou que os problemas foram resolvidos neste sábado (23), mas a situação já se arrastava por vários dias.

Na última quinta (21), não havia insumos básicos e o raio-x não funcionava. O problema já foi registrado no início do mês. Em agosto, familiares de pacientes tiveram que comprar medicamentos em falta no hospital. O MP e CRM inspecionam HUT e constatam falta de insumos, remédios e até carne para pacientes, em fevereiro.

Com a maioria dos atendimentos relacionados a ortopedia, cerca de 60%, exames como a tomografia e radiografia são essenciais para o atendimento de grande parte dos pacientes que chegam ao Hospital de Urgência, além daqueles com cirurgias marcadas.

Erick Ricelly, presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem (Senatepi), afirmou que por falta de pagamento dos locatários dos aparelhos de exames emergenciais, os cabos que permitem o funcionamento das máquinas foram levados, apesar dos aparelhos continuarem no HUT.

Funcionários relatam problemas também no fornecimento de equipos das bombas de infusão para administração de medicação. O prejuízo é maior para pacientes graves, que precisam de várias drogas para o controle do estado de saúde.

O CRM, que esteve no hospital nessa sexta-feira (22), informou ainda que “nas quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os relatos foram de falta de antibióticos, anticonvulsivantes, antiarritmicos”. Em nota, o Conselho disse ainda: “Por outro lado, no momento da vistoria, o CRM-PI verificou a chegada de um caminhão carregado de insumos para abastecer a farmácia”.

INFORME

A Fundação Municipal de Saúde informa que os equipamentos para realização de exames de imagens no HUT estão funcionando desde o início da noite de hoje (22).

O pagamento da empresa terceirizada, responsável pelos exames, está sendo regularizado em comum acordo com a contratada. Nenhum equipamento foi retirada da unidade de saúde.

A FMS também reforça que no período em que alguns aparelhos não estavam funcionando a contento nenhum paciente ficou sem realizar exames. Isso porque toda a rede de saúde pública do município se mobilizou para atender a demanda.

Fonte: G1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias