Pio IX

Pio IX | Vídeo raro de tamanduá-mirim na ‘cacunda’ da mãe viraliza na internet

Foto: Felipe Maia

Na zona rural da cidade de Pio IX, no interior do Piauí, um flagrante fofo e raro. Um tamanduá-mirim foi visto em plena luz do dia carregando um filhote na ‘cacunda’. A cena foi registrada com emoção pelo empresário Felipe Maia, na localidade Cajazeiras, no fim da tarde dessa terça-feira (09). O animal- que chega a comer até 9 mil insetos por dia- é facilmente reconhecido pela coloração amarela em pontos específicos e o restante do corpo negro.

“Foi por volta de 17h. Algumas vezes, a gente já viu o tamanduá-bandeira em locais de mata fechada. Mas um tamanduá-mirim é algo bem raro em locais que têm área construída. De longe, só enxergamos algo como se fosse uma bola nas costas dele, até pensamos que fosse algum problema. Ao chegar perto, constatamos que era um filhotinho agarrado nas costas da mãe”, disse o empresário.

Ele conta que manteve distância para não assustar mãe e filhote. O belo registro só foi possível devido ao zoom da câmera.

O tamanduá-mirim é um mamífero que se alimenta de formigas, cupins e larvas, chegando a comer até 9 mil insetos por dia ou 1,5 kg de formigas e cupins. Ele chega a pesar até até cinco quilos e vive aproximadamente nove anos.

Além da caça, a redução das florestas em razão das queimadas são as principais ameaças. Por ter hábitos noturnos, dificilmente, ele é visto de dia. A gestação do animal durante aproximadamente cinco meses.

Fonte: Cidade Verde 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias