MunicípiosSão Julião

Familiares de São Julião fazem campanha para reconstruir a Capela de Cazé, local de promessas e intercessões destruído por incêndio em Bocaina

Familiares fazem campanha para reconstruir a Capela de Cazé

Familiares do município de São Julião – PI estão fazendo uma campanha nas redes sociais para reconstruir a Capela de Cazé, local de peregrinação situado no município de Bocaina – PI. A Capela de Cazé constantemente era visitada por devotos católicos, que buscavam, através da fé e devoção, fazerem promessas e intercessões naquele local.

O @Portal É Notícias buscou mais informações sobre o assunto com os familiares. Segundo Francélia Rocha, bisneta de Cazé, o local sempre foi mantido intacto pelos seus familiares, que sempre o mantinha limpo e aberto às visitações.

“Nós sempre a deixamos aberta para a visitação, mas lá, tem ocorrido muitos incêndios, e o local foi atingido pela terceira vez e precisa ser reconstruído novamente, por isso, estamos pedindo ajuda”, disse Francélia Rocha.

Capela de Cazé tem sido local de peregrinação – Foto: Arquivo da família

Conheça a História por trás da Capela de Cazé

Em outubro de 1959, a família de Joaquim José Carneiro Goveia, ou “Cazé Aquino Goveia”, recebeu uma triste notícia, a qual dizia que seu corpo havia sido encontrado na mata já em estado de decomposição. As pessoas que o encontraram fizeram uma gruta e colocaram uma cruz para identificar o local. O mesmo foi sepultado, no meio da mata, no Município de Bocaina, Piauí.

Depois de algum tempo, surgiram especulações de que ele teve uma morte muito cruel, onde foi muito maltratado, e mutilaram a sua língua. Ele agonizou por vários dias, segundo relatos de pessoas da região. Por ter tido uma morte tão sofrida, as pessoas passaram a fazer promessas, pedindo a intercessão de Cazé, e começaram a crer após alcançarem seus pedidos feitos a ele. Depois de ter sua graça alcançada, as pessoas iam até o local do sepultamento agradecer, através de orações.

Alguns anos depois, Dr. Francisco Macedo fez uma promessa, alcançou, e construiu a primeira Capela. O local já era muito frequentado, e passou a receber ainda mais fiéis, que faziam suas orações e acendiam suas velas. Com isso, ocorreu um incêndio que queimou e destruiu toda a capela. Seu genro Pedro da Laura e sua filha Chaguinha, reformaram novamente a capela. Depois de alguns anos, por conta das velas um novo incêndio destruiu a capela. Refizeram a reforma com um outro espaço para acender as velas, para que não viesse mais ocorrer um novo incêndio. Mesmo com o espaço destinado às velas, o local voltou a pegar fogo novamente.

Sua filha Chaguinha faleceu em 2020, e seu genro Pedro da Laura hoje tem 85 anos, e devido a idade avançada, encontra-se debilitado. Seus netos e bisnetos resolveram fazer uma reforma com ajuda comunitária, pois a capela é frequentada por gente de toda a região. Muitas promessas são feitas para Cazé, e eu (Francélia) bisneta, presenciei promessas de fiéis para acender 150 caixas de velas, realizar missas e muito mais, em torno da Capela.

Cazé Aquino Goveia

Sobre Cazé

Joaquim José Carneiro Goveia nasceu em 05/06/1905, em São José Lavras de Mangabeira. Filho de José Carneiro Goveia e Maria Carneiro, tinha como irmãos Firmino e João. Com os anos ele passou a dizer que seu nome era Cazé Aquino Goveia, casou com Francisca Gonçalves Gouveia e teve 9 filhos, 5 homens, e 4 mulheres. Pedro, José, Genival e Maurício, morreram ainda crianças, e Sebastião foi o único dos homens que sobreviveu. Hoje o mesmo reside em Rondônia e tem 92 anos. As filhas, Maria Leutéria e Maria Eugênia morreram também ainda crianças. Maria Gonçalves tem hoje 88 anos, e reside em Picos, e Francisca das Chagas residia em São Julião, e faleceu há 3 anos aos 78 anos de idade.

Cazé morou em muitas cidades como: Iguatu-CE, Água Branca-PI, Alagoinha do Piauí, São Julião-PI, Monsenhor Hipólito-PI e Bocaina-Pi onde o mesmo faleceu.

Ajude na reforma da Capela de Cazé

Ajude reformar a Capela de Cazé

Quem desejar ajudar na continuidade da Capela de Cazé, pessoas pode contribuir com quantias em dinheiro, através chave Pix abaixo.

Chave Pix (telefone): 89981108570
Titular: Pedro Eduardo de Sousa Sobrinho (bisneto)

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias