Picos

Picos recebe castramóvel nesta sexta (03) e sábado (04); previsão de 500 atendimentos

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A terceira edição do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel será realizada no município de Picos, Sul do estado, nos dias 3 e 4 de novembro. A ação será no estacionamento do Piauí Shopping Center, das 15h às 18h, no primeiro dia. Já no segundo dia do evento, as ações serão das 8h às 18h.

A previsão é que sejam feitos, no local, até 500 cadastramentos de animais para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip. O projeto é previsto no programa de compromissos da pasta, o ECO Piauí.

A castração é uma das estratégias para conter a superpopulação de animais em situação de rua e evitar a proliferação de doenças como o calazar, além de proteger animais, principalmente filhotes, contra o abandono.

“Com essa edição, nós finalizamos as três ações previstas, em três municípios, desse projeto que tem uma importância social enorme. Sabemos que os animais domésticos, principalmente os que estão em situação de rua, necessitam da castração para o controle populacional, pois assim evitamos que mais animais sofram com o abandono”, destaca Jurema Chaves, diretora da DCBio. “A castração vem para resolver também um problema de saúde pública, pois ajuda a evitar a transmissão de doenças dos animais às pessoas”, acrescenta.

Junto à castração, os animais atendidos pelo projeto também passarão pelo implante de microchip para um trabalho continuado, por meio do monitoramento populacional dos animais. Esse é um dos grandes avanços tecnológicos trazidos pelo Piauí Pet Castramóvel e totalmente gratuito.

Como parte da terceira edição do Castramóvel, será oferecida pelo Governo do Estado emissão gratuita de RG Pet, no local da ação, com entrega em minutos. Além disso, serão distribuídas coleiras de prevenção ao calazar. Será realizado ainda o Projeto Circuito Pet, promovido pelo Governo do Estado.

O projeto é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), sendo coordenado e executado por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio).

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias