DestaqueEducação

Piauí é o estado com maior escolarização do Nordeste

Piauí é o estado com maior escolarização do Nordeste

O Piauí é destaque como um dos únicos estados do Nordeste que mantém a média acima da nacional (18%) com relação a escolarização chegando a 20,8%. Isso significa que os estudantes se mantêm no ciclo da educação básica para terem acesso a ferramentas que possam garantir a sua inserção no nível superior de ensino. Os dados foram divulgados pelo Instituto Semesp na última terça (8), na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, documento que traz compilações de análises e dados sobre o cenário da educação superior no país.

A região Nordeste acumula 21,7% das matrículas no ensino superior do país, a segunda em números totais de matrículas do Brasil. Além desse dado, o documento também apresenta a taxa de escolarização líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) do Piauí, que ficou em 20,8%, maior do que a média nacional de 18,1%. Do total de alunos do ensino superior no estado, 56,0% têm até 24 anos.

A expansão de vagas no ensino superior também é um quesito importante observado pela instituição no Piauí. A Educação a Distância (EAD), por exemplo, cresceu 22% em relação a 2018. De acordo com dados da Semesp, o estado teve 33,6 mil concluintes no ensino médio, em 2019, e registrou 136 mil matrículas no ensino superior: 102 mil em cursos presenciais e 33,8 mil na modalidade EAD.

“Estamos em plena expansão do ensino superior no Estado e uma frente de trabalho importante é a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que tem levado educação aos munícipios na modalidade EAD para as cidades mais afastadas da capital. Isso representa um passo do desenvolvimento social promovido pelo Governo do Estado”, explicou Lourdes Lopes, superintendente de ensino superior da (SUPES) SEDUC.

A SUPES mantém um constante diálogo com UFPI, UESPI, IFPI, UAPI e CAPES, que visa cumprir o objetivo de levar a todos os cantos do Piauí a Educação Superior de qualidade, para atender a necessidade constante de desenvolvimento econômico e social, além de levar conhecimento a toda a população piauiense.

Incentivo ao acesso do Ensino Superior

Além da educação regular, a SEDUC mantém frentes de trabalhos como o Pré-ENEM com aulas interativas pelo Canal Educação e demais plataformas de acesso às revisões de preparação para as provas de vestibulares. O número de aprovações todos os anos tem batido recordes e estudantes finalizam o ensino médio e ocupam cadeiras em universidades públicas em cursos de medicina, direito, licenciaturas e muitas outras profissionais.

Fonte: Governo do Estado
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias