DestaqueEntretenimento

Akira Toriyama, criador da série “Dragon Ball”, morre aos 68 anos

Famosa franquia da década de 1980 continua sendo uma das produções de maior sucesso do Japão

Akira Toriyama, japonês que criou a popular e influiente série Dragon Ball, morreu devido a um problema cerebral na semana passada, aos 68 anos, segundo seu estúdio de produção nesta sexta-feira (8).

O artista morreu de hematoma subdural agudo, uma forma de sangramento cerebral, segundo um comunicado.

Akira Toriyama, criador da série japonesa Dragon Ball Reprodução/Divulgação/Toei Animation

Toriyama foi a mente por trás da franquia de animações de artes marciais com Son Goku, um garoto do espaço sideral com força sobre-humana e cauda de macaco que embarca em uma busca pelas sete esferas do dragão.

O universo Dragon Ball continua sendo um dos sucessos globais de maior sucesso do Japão, cativando os corações de muitos adolescentes e adultos amantes de mangá de todo o mundo desde sua estreia na década de 1980.

A morte de Toriyama foi anunciada na sexta-feira pelo site oficial de Dragon Ball em um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo.

“Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos em fase de criação com grande entusiasmo”, afirmou.

Ele teria muito mais coisas para alcançar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo”, acrescentou, agradecendo aos fãs pelo apoio em nome de Toriyama.

História

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, província de Aichi, Toriyama começou a desenhar mangá aos 23 anos.

Ele fez sua estreia como cartunista em 1978, enviando um conto para a revista Weekly Shonen Jump, de fãs de mangá.

Sua série “Dragon Ball” foi publicada na mesma revista em 1984 e foi o centro de uma carreira criativa que durou mais de quatro décadas.

A franquia é baseada no clássico romance chinês Jornada ao Oeste e desde então foi adaptada para anime e para o filme de ação de Hollywood de 2009 “Dragon Ball Evolution”.

Enquanto Son Goku parte em busca das sete esferas do dragão, ele luta contra os vilões ao longo do caminho e protege a Terra. À medida que envelhece, o enredo muda para seus descendentes e amigos.

As esferas do dragão, quando coletadas, podem invocar Shen Long, um dragão divino que pode realizar qualquer desejo. Son muitas vezes acabava gastando desejos com seus amigos ou restaurando uma Terra fortemente destruída na série centrada na coragem, amizade e parentesco.

O proeminente autor e designer de jogos japonês Yuji Horii, amigo de longa data de Toriyama, disse que trabalharam juntos no popular jogo Dragon Quest.

“Não acredito que ele se foi”, escreveu ele na plataforma X.

Eiichiro Oda, criador da série de mangá “One Piece”, disse que a ideia de nunca mais ver seu amigo Toriyama “me enche de tristeza”.

Toriyama “pegou o testemunho da época em que ler mangá deixaria você estúpido e criou uma era onde adultos e crianças leem e gostam de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode fazer coisas assim e que podemos ir para o mundo”, disse Oda no site da Shonen Jump.

Muitos fãs também prestaram homenagem ao peso pesado do mangá online.

“Dragon Ball foi meu livro para a vida toda. Ensinou-me que eu poderia superar qualquer dificuldade se trabalhasse nisso com alegria e prazer”, escreveu um fã no X.

Fonte: CNN

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias