Picos

Festival reúne cerca de 70 sanfoneiros de Picos e macrorregião

(Foto: Gelimar Moura)

Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a cidade de Picos sediou o 1º Festival da Sanfona, momento que dezenas de sanfoneiros se reuniram para comemorar o Dia do Sanfoneiro, comemorado no dia 01 de outubro, sendo a data escolhida pela Câmara Municipal de Picos. Sanfoneiros do Piauí, Ceará e Sergipe estiveram presentes no festival. As informações são do Picos 40 Graus

O evento foi organizado pelo artista Alvino Luz e o Grupo de Sanfoneiros “Sanfona Sentida”, e contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Picos. O 1º Festival da Sanfona de Picos teve início às 16h30, com uma passeata saindo da Igrejinha Sagrado Coração de Jesus, passando pela Avenida Getúlio Vagas, Praça Felix Pacheco, Rua Cel. Luis Santos até a Praça Josino Ferreira, onde cerca de 70 sanfoneiros de toda a região do Nordeste se apresentaram no palco.

Segundo o organizado do evento, o artista Alvino Luz, a ideia de realizar o 1º Festival da Sanfona de Picos surgiu após uma mobilização em um grupo do WhatsApp e após a Câmara Municipal de Picos aprovar o Dia Municipal do Sanfoneiro, que é celebrado no dia 01 de outubro.

“No começo do ano eu fiz o grupo no WhatsApp no intuito de unir os sanfoneiros da região, sendo que através desse grupo a gente conseguiu que a Câmara Municipal de Picos aprovasse o Dia Municipal do Sanfoneiro em Picos, e logo depois conseguimos organizar e realizar o 1º Festival da Sanfona de Picos, alusivo ao Dia Municipal do Sanfoneiro, que é dia 01 de outubro. A cultura picoense só tem a ganhar, pois estamos tentando proporcionar que todos tenham acesso a uma música saudável, enaltecer o nosso instrumento que é a sanfona e o Luiz Gonzaga que é o nosso eterno mestre”, disse Alvino Luz.

O secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste, destacou que o evento é um marco inicial na cultura local, pois é um momento que reúne sanfoneiros de Picos e da macrorregião, e até mesmo de outros estados para enaltecer o forró do Nordeste.

“Um evento dessa magnitude para quem curte a cultura tradicional é algo emocionante, chega arrepiar, retratar e reviver pois é aquilo que a gente foi criado ao longo dos nossos ancestrais. Picos está de parabéns pois o evento só acontece em grandes capitais e regiões metropolitanas, mas o município foi agraciado com esse evento”, destacou.

Veja imagens:

Fonte: Picos 40 Graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias