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Como se preparar para vender sua empresa

Quer vender sua empresa? Confira 6 passos fundamentais – Foto: Reprodução

As oportunidades de venda de empresas às vezes chegam quando um empreendedor menos espera. Nos últimos anos, mesmo com a crise da pandemia de COVID-19, compra, venda e fusões de companhias continuaram em alta, seja por uma necessidade estratégica, de sobrevivência de mercado, ou por uma condição pessoal de cada empresário.

Vender um negócio é algo que precisa ser muito bem pensado, e nem sempre os gestores têm clareza de quando é o melhor momento para isso – e nem mesmo como se preparar.

Muitos fatores devem ser considerados para que esse tipo de operação seja realizada da melhor maneira possível.

Uma delas é a questão macroeconômica. Será que o momento é oportuno para uma transação deste tipo? Há apetite para a compra de empresas no momento?

Outro ponto é saber se o setor de atuação da companhia está aquecido. Há investidores de olho no segmento em que a empresa está inserida? Há espaço para expandir?

Uma avaliação do empreendedor sobre o seu momento pessoal, profissional e sobre sua carreira também ajuda a entender se está na hora de colocar o negócio à venda. Estou preparado para sair do negócio ou dividir a gestão com outros sócios? Estou pensando em me aposentar? Quero seguir novos rumos em outras oportunidades?

Por fim, verificar a situação do próprio negócio é muito importante para saber se, de fato, vale a pena colocá-lo à venda. Minha empresa está obtendo crescimento? Está com dificuldades financeiras? Precisa levantar capital? Necessita de uma ampliação de sua base de clientes e de fornecedores?

Ao analisar essas perguntas, se você respondeu sim para a maioria delas, talvez esteja, realmente, na hora de vender a sua empresa.

Mas esse não é um processo simples, e nem tão rápido em alguns casos. A seguir, damos algumas dicas do que qualquer empreendedor precisa fazer ao se preparar para vender sua empresa:

  1. Organização

Colocar “a casa em ordem”  é uma expressão que resume bem esse primeiro passo para a preparação da venda de uma companhia. Isso significa que é preciso ter em mãos todas as documentações, com detalhes sobre como estão os contratos, pagamentos, acordos, etc.

Além disso, é preciso ter em mãos as demonstrações financeiras e declarações fiscais. Normalmente, o ideal é ter um histórico de no mínimo quatro anos sobre esses documentos.

Avalie se sua empresa está passando por alguma dificuldade, seja no âmbito financeiro, tributário ou jurídico. Organizar tudo isso antes de colocá-la à venda ajuda a mitigar os riscos no momento das negociações.

  1. Avaliação

O segundo passo é, de fato, avaliar o quanto a sua empresa vale no mercado. Esse processo pode ser feito por meio da metodologia chamada valuation. Essa avaliação é feita pelo valor dos ativos da companhia, pelo valor de empresas concorrentes, ou pela capacidade de geração de caixa.

Essa fase é de suma importância para que se tenha uma ideia do valor real da companhia, sem super valorizá-la na hora de ir ao mercado em busca de investidores, mas também evitando prejuízos com a venda por conta de ofertas muito abaixo da realidade do negócio.

Ainda assim, é importante lembrar que o valuation dá apenas uma estimativa de preço, que está condicionada também à situação do mercado e à possibilidade de crescimento que o negócio oferece.

  1. Planejamento

Em seguida, é preciso planejar como sua empresa será apresentada ao mercado. Isso exige um posicionamento estratégico, pensando não somente em valores, mas sim no que a companhia tem a oferecer e o quanto dela estará disponível para compra (100%, 50%, etc.).

Nesse processo, é importante mapear os riscos que sua empresa oferece ao comprador, para também já apresentar aos potenciais investidores possíveis soluções para mitigá-los, de forma a não desvalorizar demais o negócio.

Também pode ser interessante já pensar se o investidor que será buscado é um fundo de investimento, um comprador estrangeiro, um sócio, ou até uma concorrente.

  1. Busca por compradores

Agora o momento é de ir atrás dos melhores investidores para seu negócio, e para que as possibilidades sejam expandidas, é recomendável fazer road shows com apresentações sobre a companhia. Isso possibilitará o alcance a um número maior de potenciais compradores, incluindo estrangeiros.

  1. Seleção de ofertas

Após os encontros com os investidores, está o passo da seleção das ofertas, que normalmente ainda estão pendentes de due diligence. Isso normalmente é realizado com confidencialidade e transparência.

  1. Due diligence

Ao selecionar a oferta, ocorre o processo de due diligence, que avaliará as informações da empresa que foi colocada à venda, de modo a trazer segurança para o comprador.

Depois de todos esses passos, ocorre a formalização do negócio e a venda da empresa, se ambas as partes estiverem de acordo com todas as cláusulas do contrato. Nele, estarão ainda as definições mais detalhadas sobre regras da transação e prazos para que ela ocorra.

Como você pode ver, a venda de empresas não é tão simples. Por isso, é preciso ter muito cuidado com cada etapa a ser realizada para que não fique nenhuma ponta solta que possa prejudicar a negociação. Para que esse processo seja realizado com o menor risco possível, é importante uma assessoria especializada em compra e venda de empresas. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para a venda com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

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