INSS vai pagar abono extra em parcela única agora em novembro: Veja quem recebe o extra
Dentre os aposentados no Brasil, a grande maioria recebe apenas um salário mínimo e precisa sempre estar esperando por uma ajuda do Governo Federal para dar conta de todos os gastos do mês. Em vista disso, em novembro, o INSS vai pagar um abono extra.
Nesse sentido, o abono extra INSS, também chamado de gratificação natalina, é uma forma de trazer alívio aos aposentados nas contas do fim de ano. Essa é a época em que os brasileiros mais gastam com festas de fim ano, além de IPTU, IPVA, dentre outros gastos.
Então, veja a seguir como funciona o abono extra INSS e quando serão os pagamentos. Confira!
Do que se trata o abono extra INSS?
Em síntese, o abono extra INSS foi criado para trazer alívio nas contas dos aposentados e pensionistas do INSS na época das festas de fim ano. Esses valores também são pagos aos trabalhadores com carteira assinada e o pagamento é realizado em duas parcelas.
Nesse sentido, a parcela do décimo terceiro salário é reajustada conforme o salário mínimo vigente. Ou seja, o salário atual é de R$1320,00. E assim, os aposentados que recebem o mínimo, irão receber de acordo com o mínimo.
Todavia, os segurados que recebem acima do mínimo, recebem reajustado conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). E assim, as parcelas do décimo terceiro salário podem ser consultas pela plataforma ou aplicativo Meu INSS.
Destaca-se, no entanto, que devido à importância dos valores do abono extra INSS, desde 2020, com a pandemia da Covid-19, os pagamentos estão acontecendo de forma antecipada, ou seja, os aposentados não precisam mais esperar até o fim do ano para receber.
Datas de pagamentos abono extra INSS
Em 2023, os pagamentos dos valores do décimo terceiro salário foram antecipados mais uma vez e já aconteceram. Em razão disso, os pagamentos foram realizados em duas parcelas em maio e junho, totalizando 30 milhões de aposentados que receberam.
No entanto, existem segurados que começaram a receber o benefício após o mês de maio de 2023. Nestes casos, para não poderem ter prejuízos com a espera das próximas parcelas, irão receber os valores devidos em uma única parcela ainda em 2023.
Aprenda como consultar quando vai receber o abono extra INSS
De forma concisa, nestes casos, o aposentado ou pensionista pode consultar pela plataforma, ou aplicativo Meu INSS. E, mais uma vez, a plataforma Meu INSS possui todas as ferramentas necessárias para visualizar como está o seu benefício perante a Previdência Social.
Fonte: Jornal JF