MunicípiosPiauí

Inverno já dura 8 meses no Semiárido do Piauí

Um fenômeno atípico que há muito não se tinha visto vem acontecendo no Semiárido Piauiense: o inverno que perdura faz 8 meses!

As chuvas que iniciaram em outubro do ano passado durante o BRO-bró [expressão que se refere à última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro] não cessaram mais e em pleno mês de junho de 2022, as precipitações continuam.

Seu Manoel e Dona Hilda estão admirados com inverno de 8 meses no Semiárido – Foto: Jeremias Carvalho

“Antigamente chovia de dezembro até março, abril, ou maio, no máximo. O resto do ano era de seca. Este ano está diferente. Toda a rama da mata ainda está verde e continua chovendo”, disse bastante admirado Seu Mané Chica, idoso de 75 anos, que mora junto com a esposa na zona rural de Pio IX.

Apesar do longo período de chuvas, o inverno 2022 no Semiárido Piauiense foi considerado inconsistente pela maioria dos agricultores.

Em pleno mês de junho e o chão continua molhado no Semiárido Piauiense – Foto: Rocílio Rocha

“Só tirou feijão mesmo quem acertou a época de plantar o legume, eu plantei umas quatro vezes, fiz replanta em alguns locais e mesmo assim, minha safra foi pequena. Pelo menos tem muita água e pasto para os animais”, disse Seu João, morador da zona rural de São Julião – PI.

Alerta de chuvas no Piauí — Foto: Reprodução/Inmet

De acordo com a meteorologia, a previsão é que as chuvas ainda demore por mais um tempo no Piauí. Em todo o Estado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua proporcionando instabilidades e chuvas.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), informa que esse fenômeno conjuga suas nuvens com o calor e favorece ainda mais as instabilidades pluviométricas.

Flores da gitirana decoram o verde da mata do Semiárido Piauiense – Foto: Rocílio Rocha
Semiárido tem inverno atípico que perdura por longo 8 meses – Foto: Reprodução
Cantinga do Semiárido continua verde em pleno mês de junho – Foto: Reprodução

Por Jeremias Carvalho/Portal É Notícias

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias