Pio IX

Agosto Dourado: Assistência Social de Pio IX realiza campanha em favor do aleitamento materno

Assistência Social de Pio IX realiza campanha em favor do aleitamento materno

Nesta terça-feira, dia 1º de agosto, aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, uma roda de conversa com as gestantes atendidas pelo Programa Criança Feliz. A secretária Fernanda Noronha esteve participando do evento.

Alusivo ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, o evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e iniciou com a participação da ACS e poetisa Marilene Monte, que fez a leitura de um cordel de sua autoria sobre o tema.

Assistência Social de Pio IX realiza campanha em favor do aleitamento materno

Logo em seguida houve palestras com profissionais de saúde. O médico Dr. Tales Garcia, a enfermeira Dra. Gabriela Sabatine e a nutricionista Dra. Kaoma Lacerda discorreram sobre a importância da amamentação.

Na oportunidade foi servido lanche saudável e feita a entrega de brindes para as mamães presentes que integram o programa Criança Feliz.

Assistência Social de Pio IX realiza campanha em favor do aleitamento materno

Sobre o Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também escolheu agosto como Mês do Aleitamento Materno.

Leite materno

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê. Especialistas destacam que o leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência dos bebês a doenças. Por isso, é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimentação até os 6 primeiros meses de vida. Especialistas, no entanto, sugerem que a amamentação deve continuar até os 2 anos ou mais.

Veja imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias