Destaque

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022

Falta cerca de um ano para as eleições de 2022. Porém, as discussões em torno do pleito seguem adiantadas, com os partidos se articulando, consolidando novas filiações e até mesmo trabalhando nomes para os postos majoritários.

Oposição, base governista, terceira via? São diversos questionamentos que rondam a disputa. Confira a seguir os políticos que são apontados como possíveis pré-candidatos para o Governo do Piauí:

Rafael Fonteles

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022 - imagem 54260

Atual secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles é  o mais cotado para a disputa pela base governista. Fonteles conta com a simpatia do governador Wellington Dias e dos parlamentares petistas, agora, tenta trabalhar o seu nome com os demais partidos aliados.

Além de comandar a Sefaz, o político preside o Comsefaz (Comitê dos Secretários Estaduais de Fazenda), e coordenador o Programa de Investimentos do Governo do Estado, denominado PRO Piauí.

Iracema Portela

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022 - imagem 54261

deputada federal do ProgressistasIracema Portella, é um dos nomes sondados pela oposição para concorrer ao Governo no próximo ano. Ela tem percorrido o Estado, passando por diversos municípios de todas as microrregiões.

No último final de semana de setembro, por exemplo, Iracema esteve em doze municípios e avaliou que a oposição se fortalece a cada cidade visitada. A recepção das lideranças e da comunidade foi bastante positiva, segundo Iracema.

“Da primeira cidade que visitamos, São João do Piauí, à última deste final de semana, que foi Paes Landim, recebemos muito apoio, muitas mensagens de incentivo não apenas das lideranças, mas da comunidade também. Considero isso muito importante porque é uma demonstração de que as pessoas estão realmente torcendo por uma mudança na administração do nosso estado”, disse a deputada.

Sílvio Mendes

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022 - imagem 54262

ex-prefeito de TeresinaSílvio Mendes (PSDB), já deixou claro a disposição em ser candidato tanto a vice quanto ao Governo do Piauí. A grande aposta é uma aliança com o Progressistas. “Aconteceram dois fatos, que não eram previstos, a partida do Firmino e o senador Ciro na Casa Civil, então ficou esse vazio aqui no Estado e eu apenas botei meu nome na mesa para ser avaliado e naturalmente depois dessa avaliação saber que rumo que se toma, mas estou disponível”, afirmou em recente entrevista ao Grupo Meio Norte.

Sílvio Mendes destacou que o cenário para 2022 é ‘diferente’ do observado nos pleitos anteriores, isto porque o PSDB agora conta com uma aliança que tem forte presença no interior do Estado, no caso o Progressistas – liderado por Ciro Nogueira, de acordo com ele, em Teresina, o partido continua bem avaliado.

“O PSDB sempre foi um partido muito urbano, especificamente em Teresina, ele fez várias tentativas para cuidar do Estado,por falta dessa capilaridade no interior não foi possível, mas agora o cenário é diferente, nós temos uma aliança que tem presença no interior, e estamos presentes em Teresina, onde continuamos bem avaliados, a decisão é da população, nenhuma ansiedade com isso”, afirmou.

Ciro Nogueira

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022 - imagem 54263

pré-candidatura de Ciro Nogueira era dada praticamente como certa no início de 2021, no entanto, com o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que o senador assumisse o Ministério da Casa Civil, a situação mudou de figura, e agora, os favoritos para a indicação no bloco são Iracema e Sílvio. Porém, ao depender da configuração política para o ano que vem, não dá para descartar completamente a possibilidade.

João Vicente Claudino

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022 - imagem 54274

Sempre cotado para concorrer a cargos majoritários, o ex-senador João Vicente Claudino (PTB) é sondado para o pleito estadual.

No entanto, nas últimas semanas ele não tem aparecido nas caravanas com o grupo oposicionista e a avaliação é que há um ‘afastamento’ da disputa, tornando-se uma incógnita sobre o seu apoio, ou se terá força para constituir uma terceira via.

Gessy Fonseca

Saiba quem são os possíveis pré-candidatos ao Governo do Piauí em 2022 - imagem 54275

Grande surpresa na eleição do ano passado, em que ficou na terceira colocação na disputa pela Prefeitura de Teresina, a secretária de economia solidária Gessy Fonseca (PSC) é apresentada como uma possível terceira via no pleito do ano que vem. A empresária já explicitou em entrevistas a pretensão de concorrer ao Governo do Piauí, inclusive conta com o aval da sigla em tal objetivo.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias