Geral

Jogos digitais ganham espaço no Nordeste e movimentam diferentes estados da região

Fonte: Unsplash

O entretenimento digital é uma das formas de lazer que mais ganhou espaço na vida dos nordestinos, seja aqui no Piauí ou em qualquer outro estado da região. Algumas pesquisas recentes mostram um crescimento no setor dos jogos digitais, principalmente no número de empresas que trabalham com a criação nessa categoria de entretenimento. Isso significa que os investidores estão atentos para as possibilidades que existem por aqui.

Alguns dos números divulgados na pesquisa do Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais apontam o Nordeste como a segunda região que mais cresceu no setor. De 2013 até 2020, o número de empresas que trabalham com o desenvolvimento de jogos pulou de 20 para mais de 60. Um crescimento incrível, e comparável com o investimento feito em São Paulo, que é a região que mais atrai empresas e trabalhos na área.

Um caso de sucesso é a Aoca Game Lab, empresa de Salvador especializada no desenvolvimento de jogos 100% online. A marca surgiu nas mãos de Filipe Pereira, formado em designer de jogos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ainda em 2016. Atualmente, a empresa é uma referência nordestina, com uma projeção de ainda mais crescimento no futuro. Ela é o resultado de um investimento público, que abre caminho para empresas do setor.

Nos últimos anos, o investimento em inovações tecnológicas tem chamado atenção em todo o Nordeste. O Piauí não fica de fora disso, inclusive surge como uma das maiores referências da região. Como mostramos em reportagem na época, o estado foi premiado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Prêmio e-Gov 2017. Esse é o maior evento voltado para gestão pública digital, e que premiou o eficiente sistema MobiEduca.Me.

Impactos em outros setores

Os jogos digitais não estão causando impacto apenas no entretenimento. Na verdade, algumas iniciativas pelo Brasil mostram que o setor pode influenciar até mesmo empresas de ramos variados. O uso da interatividade dos games é uma ferramenta importante, e que possui uma grande funcionalidade na internet.

Algumas empresas brasileiras estão ganhando destaque com esse serviço. Esse é o caso da Aioros Studios, uma empresa de Minas Gerais que usa a experiência dos jogos digitais para buscar soluções interativas e digitais. Além de criar jogos mobile temáticos, a empresa também oferece serviços voltados para animações 3D e até mesmo para realidade aumentada. A ideia é mostrar que todos esses recursos podem se transformar em excelentes ferramentas de marketing para qualquer produto ou marca.

Futuro digital e com muitos games

A pesquisa mais recente sobre o mercado dos jogos digitais no Brasil mostra um grande potencial para o futuro. Segundo a empresa norte-americana Newzoo, a expectativa é que até o final de 2021 a receita desse setor por aqui ultrapasse a marca dos R$ 10 bilhões. Seria um novo recorde para o país, e uma prova significativa de todo o potencial que está sendo falado.

Além disso, os dados também mostram que o Brasil está se transformando em um dos líderes no mercado de games. Atualmente, o país lidera na América Latina, e ocupa a 12ª posição no ranking mundial. Os Estados Unidos e a China continuam sendo as maiores referências, mas os brasileiros começam a surgir com grande potencial.

Os jogos digitais são uma realidade por aqui, e o Nordeste parece acompanhar de perto esse desenvolvimento. Seja no Piauí ou na Bahia, esse é um setor que merece atenção de todos os estados, pois deve garantir ainda mais variedade para a economia de toda a região.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias