Destaque

Saiba como consultar online se tem direito a parcela extra de R$ 700 pelo INSS

Neste mês, além do pagamento tradicional o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar no mínimo mais R$ 700 para os aposentados e pensionistas. O valor vai ser depositado junto com o salário tradicional, e vai atingir pelo menos 33 milhões de pessoas.

Em abril será paga a primeira parcela do 13º salário do INSS. Neste momento os aposentados e pensionistas receberão 50% do valor do seu benefício, sem nenhum desconto. Os outros 50% serão depositados em maio, mas quem é contribuinte do Imposto de Renda vai ter desconto nesta parcela.

FOTO: REPRODUÇÃO

Quanto será pago na primeira parcela do 13º salário do INSS?

O primeiro pagamento do 13º salário do INSS será igual a 50% do total que o cidadão tem direito de receber. Quem recebe o benefício há mais de doze meses terá acesso a exatamente a 50% do valor do seu salário. Os demais receberão de forma proporcional.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

  • Soma-se todos os salários pagos ao aposentado nos últimos 12 meses (um ano) e divide por 12;
  • Multiplica o resultado pelo número de meses em que o cidadão está recebendo salário do INSS;
  • O valor final ainda é dividido em duas parcelas, sendo que no segundo depósito há desconto do Imposto de Renda para quem é contribuinte. 

Como consultar o valor liberado no 13º salário do INSS

Em breve os aposentados já poderão consultar o valor do 13º salário do INSS. Pelo menos dois dias antes do início do calendário os sistemas já são atualizados com os novos valores. Eu publiquei o calendário completo nesta matéria, o início da primeira parcela é 24 de abril.

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • No menu de serviços procure por “Extratos”;
  • Agora, escolha “Extrato de pagamentos”;
  • Em seguida filte a busca pelo mês de abril e tenha acesso as informações. 

Fonte FDR

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias