São Julião

São Julião acolherá seu primeiro Padre dia 03 de agosto; veja a programação

São Julião acolherá seu primeiro Padre dia 03 de agosto

A Comunidade Católica de São Julião-PI está em festa, pois se prepara para receber no próximo dia 03/08, seu primeiro padre que a partir de então passará a residir no município e atuar nos serviços pastorais. Além do município de São Julião, o novo padre passará a atender também o município de Vila Nova do Piauí com todas as suas comunidades.

Há cerca de 4 meses a comunidade têm se mobilizado para que esteja organizada estruturalmente e assim ser criada oficialmente a Área Pastoral da Imaculada Conceição, porém, esse anseio de ter um padre morando na cidade é de bem antes, visto que há mais de 10 anos já se tem uma Casa Paroquial que foi preparada para essa finalidade. É bem visível o desejo e o entusiasmo dos fiéis que esperam esse momento que ficará marcado na história de todo o povo.

Programação da Acolhida

A programação para esse momento de acolhida terá início às 17h30min do dia 03 de agosto, onde todo o povo é convidado a se reunir na Praça Dois Corações (entrada da cidade) para receber o Pe. Francisco Ramires, bem como as comitivas de outras cidades que virão participar desse momento. Em seguida, haverá uma caminhada até a Igreja Nossa Senhora da Conceição onde o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, presidirá a Santa Missa no adro da Igreja.

Com isso a comunidade de São Julião passará a ser oficialmente Área Pastoral, porém ainda será parte integrante da Paróquia de Fronteiras, que tem como Pároco Pe. Gildo Coelho. O Pe. Francisco Ramires assumirá a função de Vigário Paroquial e assim por meio do seu testemunho de vida, iniciará o seu pastoreio e passará a atuar presidindo a Santa Missa, ouvindo confissões, visitando doentes e enfermos, celebrando casamentos e batizados, visitando famílias, organizando grupos e pastorais, atendendo às comunidades, entre outros serviços pastorais.

Programação da Acolhida ao Padre Ramires

Sobre o Padre Francisco Ramires

Nasceu em 29 de novembro de 1993, em Santa Cruz do Piauí, Paróquia Senhora Sant’Ana, filho de Maria das Dores da Silva e José Inácio de Moura. Fez-se cristão pelo batismo em 25 de novembro de 1995, foi educado por sua avó materna, Inácia Maria do Espírito Santo, que além dos estudos o incentivou na fé. Possui quatro irmãos: Yure Rangel, Camila, Jacqueline e Laila. Fez sua Primeira Eucaristia em julho de 2002, e foi Confirmado em janeiro de 2009, tendo como padrinho José Ildemar. Recebeu o chamamento de Deus e ingressou no Seminário Menor Diocesano São José, em Picos, em fevereiro de 2009, cursando o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, Colégio das Irmãs Cordimarianas.

Em 2012, ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, recebendo a formação inicial presbiteral, cursando Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI). Em 03 de junho de 2016, foi admitido candidato às Ordens Sacras e em 13 de fevereiro de 2017, instituído no Ministério de Leitor e, no dia 12 de janeiro de 2018, no Ministério de Acólito, renovando suas disposições vocacionais e cultivando o amor as Sagradas.

Escrituras e a Eucaristia

Pela graça de Deus, em 27 de dezembro de 2018, Festa do Discípulo do Amor, São João Apóstolo, ordenado Diácono. Exercendo o seu Ministério Diaconal aqui na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No dia 03 de julho de 2019, na Festa de São Tomé Apóstolo, pela Imposição das Mãos de nosso Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, foi ordenado presbítero e assim designado pastorear aqui na então Área Pastoral Imaculada Conceição que compreende os municípios de São Julião e Vila Nova do Piauí como Vigário Paroquial.

Texto: Júnior Sá

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias